Pular para o conteúdo

Projeto aprovado cria semana de vacinação de adultos em Roraima

Para aumentar a cobertura vacinal de pessoas acima de 20 anos no Estado, nesta terça-feira (5), os parlamentares aprovaram um projeto de lei que institui a semana de vacinação de adultos. A proposta recebeu 17 votos favoráveis na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

A matéria é de autoria do deputado Renan Filho (Republicanos). Segundo o parlamentar, a iniciativa busca intensificar a vacinação de adultos, aumentando a imunização contra diversas doenças. “Embora o Ministério da Saúde recomende a vacinação, não há calendário específico como o infantil”, justificou.

A data proposta é na primeira semana do mês de agosto, envolvendo a rede pública estadual de saúde. Caso a matéria seja sancionada, o Poder Executivo deverá regulamentar essa medida.

Vacinação em adultos

Muita gente não sabe, mas os adultos também precisam ser imunizados. Quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis.

Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos é necessário se vacinar ao menos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Para quem perdeu a caderneta de vacinação e não sabe quais vacinas já tomou, o melhor a fazer é considerar não ter sido vacinado, já que a repetição de doses não traz problemas. Mas o ideal é fazer um controle.

Idosos se enquadram em um grupo de risco para determinadas doenças, que podem causas complicações graves à saúde. Além das comuns aos adultos, é importante que pessoas acima de 60 anos tomem vacinas contra gripe e pneumococo, que protege de doenças graves como pneumonia e meningite.

Texto: Vanessa Brito

Foto: SupCom ALE-RR

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas