Enquanto anotava as dicas do professor de química, a aluna Rayani Leal, de 28 anos, também tinha que prestar nos filhos pequenos.  Jhully, de 7 anos, desenhava, e Castiel, de 4 anos, brincava com um carrinho na carteira. Em alguns poucos momentos, os dois ficavam quietos no colo da mãe enquanto ela se prepara para segunda etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pois deseja estudar Ciências da Computação.

Para participar do Aulão do Enem, da Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, neste sábado (9), a mãe conta que teve que faltar no trabalho, e levar as crianças para a sala de aula, porque não tinha ninguém para cuidar delas. “A diretora foi muito compreensiva, em deixar os meus filhos virem. Uma ajuda, porque as vezes a gente não tem com quem deixar, e abandona um sonho.  Isso aqui é um sonho para mim, passar em uma faculdade”, explicou.

Além de se preparar para o Enem, durante a semana a mãe estuda espanhol e inglês na Escola do Legislativo. Pela noite, ela trabalha na venda de pastéis em eventos e na praça do bairro. Ao mesmo tempo, cuida dos pequenos, e o descanso só vem depois de 01h da madrugada. “Vale a pena, é um esforço que lá na frente serei recompensada. Desde pequenos, eles sempre foram comigo. Nosso trabalho é um pouco pesado”, disse.

Mesmo com os desafios de conciliar várias responsabilidades, o que motiva Rayani a não desistir é o amor pelos filhos.  Para Jhully, a mãe é uma inspiração. “Eu gosto muito quando ela estuda, e vai aprender inglês”, disse.

Revisão

Antes da última etapa do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada neste domingo (10), a Escola do Legislativo realizou um aulão das disciplinas da segunda fase da prova: ciências da natureza e matemática, neste sábado (9).

Uma das participantes foi a estudante Ana Karoline Hipólito, de 17 anos. É a primeira vez que ela faz a prova do Enem, e almeja estudar enfermagem. Ela explica que escolheu essa área, ao se identificar no curso de primeiros socorros na Escola do Legislativo. “Estava indecisa entre direito e enfermagem. Decidi o que eu quero da minha vida. Foi um ano intenso e esse aulão me acalmou. Espero alcançar meus objetivos”, disse.

No sábado passado o aulão focou em Português, Literatura e Redação.

No sábado passado o aulão focou em Português, Literatura e Redação. Nesta edição, os estudantes puderam revisar conteúdos e resolver questões, para garantir um bom resultado. A revisão segue até às 18h com as disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática.

Texto: Vanessa Brito

Foto: SupCom ALE-RR