Pular para o conteúdo

Núcleo Reflexivo Reconstruir encerra ciclo com 90 atendimentos

Seja encaminhados pela Justiça, outras instituições ou por vontade própria, mais de 90 homens foram atendidos pelo Núcleo Reflexivo Reconstruir neste ano, para repensarem seus comportamentos. Esta é uma das apostas da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), para combater a violência doméstica, com foco na ressocialização do agressor.

Na manhã dessa terça-feira (19) ocorreu uma reunião que finalizou os trabalhos deste ano do núcleo. Durante o encontro, os participantes assistiram duas palestras: sobre câncer de próstata e saúde bucal.

O trabalho no grupo busca mudar o comportamento que afeta tanto a família quanto os próprios atendidos, como W.N, de 34 anos, que frequenta a instituição há seis meses. Ele relembrou o quanto sua vida mudou após os encontros. “Aprendemos a lidar com nossos momentos de tristeza, de raiva e principalmente sobre como se relacionar em sociedade. Esse amparo é essencial para quem deseja recomeçar”, revelou o participante.

A Procuradora Especial da Mulher, deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), destacou a importância do na ressocialização do agressor para interromper o ciclo de violência e proteger futuras vítimas. “Aqui eles são instigados a refletir sobre as questões ligadas a paternidade, família, autoestima, drogas e álcool e também recebem orientações sobre a saúde”, disse.

Os homens assistidos pelo Núcleo Reconstruir são selecionados por meio de outros órgãos públicos como Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), Juizado da Violência Doméstica, coordenados pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Defensoria Pública do Estado (DPE), Abrigos de Imigrantes coordenados pela Operação Acolhida e pelo Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame).

Os encontros semanais abordam temas que envolvem família, Lei Maria da Penha e saúde do homem. Além de uma conversa em grupo, os atendimentos podem ser realizados individualmente com psicólogos, advogados, pedagogos. O Núcleo Reflexivo Reconstruir está localizado na avenida Ville Roy, nº 5.717, Centro – 2º andar, sala 204. Os atendimentos acontecem das 7h30 às 13h30, se segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone 3624-8473.

Texto: Sueda Marinho

Foto: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas