Servidores discutem rotina legislativa durante encontro de organizações

A quarta-feira (20) começou movimentada para diversos servidores da Assembleia Legislativa de Roraima, participantes de encontros das entidades legislativas, no primeiro dia da 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em Salvador (BA). No total, 15 organizações se reunirão para debater assuntos de cada setor.

Há seis anos na Assembleia Legislativa de Roraima, o servidor João Oliveira trabalha na Superintendência de Planejamento da Casa e participa pelo terceiro ano da reunião da Fenale (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal).

No encontro é possível trocar experiências com servidores de outros estados. “São experiências relativas aos servidores e isso engrandece o trabalho”, disse João Oliveira. Ele garante trocar ideias com os colegas de trabalho quando retornar a Roraima. “O que a gente absorve aqui a gente tenta repassar o máximo possível, porque toda experiência que a gente tem no trabalho é com foco na melhoria das atividades dos servidores e contribuir”.

Diferentemente de João, Antônio Ramos, da Superintendência Legislativa, participará pela primeira vez de um evento deste porte. Inscrito na Anacol (Associação Nacional dos Consultores Legislativos), ele aposta no crescimento e rendimento das atividades ao compartilhar esta experiência com os companheiros de setor. “A assessoria legislativa precisa ter uma atuação cada vez mais presente e isso se faz necessário para que eu, como assessor, possa ter uma outra visão de mundo”.

O cerimonial da Assembleia Legislativa de Roraima também tem um espaço para discussões e trocas de ideias. Além de participarem da reunião da ABCLE (Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais), a equipe foi convidada pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) para compor o cerimonial da conferência.

“A Assembleia Legislativa de Roraima é sempre convidada para trabalhar na organização pelo conhecimento e experiência que a nossa coordenadora tem e nós viemos para ajudar e aprender mais do que a gente traz para contribuir”, destacou a cerimonialista Maria Jaime.

No encontro da Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas), a superintendente de Comunicação, Élissan Paula Rodrigues, participou do encontro sobre os desafios da comunicação legislativa. “Uma meta do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier, é investir em comunicação para tornar o Legislativo mais próximo do cidadão, mais transparente”, disse. Como exemplo, ela citou o avanço da TV Assembleia em quatro anos de implantação. “Nossa intenção é avançar mais”, completou.

Além destas entidades legislativas, também se reuniram: Abel (Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos), Agedoc (Associação Nacional dos Gestores de Documentos Legislativos Estaduais, Municipais e Distrito Federal), Anpal (Associação Nacional dos Procuradores e Advogados do Poder Legislativo), ANSREHL (Associação Nacional dos Servidores Públicos em Recursos Humanos do Legislativo) e Colegiado dos Presidentes.

Estão também Fenacria (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal), Interlegis (Instituto Legislativo Brasileiro), Ouvidoria, Parlamento Amazônico, Regov (Rede Legislativa de Governança e Gestão), Unataq (União Nacional de Taquigrafia Parlamentar e Judiciária), Unipol (União Nacional das Polícias Legislativas) e UPM (União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul).

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza