Pular para o conteúdo

Casal estuda Libras para melhorar diálogo com familiares e clientes

Além do carinho um pelo outro, o casal Márcio Castro e Rejane Castro têm outro fator em comum: ambos possuem irmãos surdos e buscaram pelos estudos para compreender e facilitar a comunicação na família. Eles dizem que este foi o motivo pelo qual os dois se aproximaram, há 20 anos. Juntos, eles concluíram o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) básico e intermediário na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho.

O casal é empreendedor no ramo de organização de festas. Márcio Castro conta que entre os clientes há surdos a procura do serviço. Para fluírem os negócios, é importante compreender a fala e entender exatamente o que o cliente deseja. “Agora teremos como passar para os nossos clientes os nossos serviços”, garantiu.

Conforme Rejane, até em casa a rotina mudou. “A gente ensina um pro outro, um ajuda o outro”. Entre as dificuldades estava o diálogo em Libras que, segundo ela, foi superada devido ao curso.

Encerramento

Nesta segunda-feira (25), alunos do curso de Libras Intermediário encerraram as aulas com interpretação musical e diálogos. Implantado há mais de um ano na Unidade Silvio Botelho, o curso de Libras, nas modalidades básico e intermediário, capacitou cerca de 800 pessoas.

A novidade para 2020 será a implantação da primeira turma de Libras Avançado pela Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho. As inscrições estarão abertas a partir de fevereiro e a turma terá carga de 60 horas. “Eles vão entrar no avançado para finalizar a capacitação e prontos para o mercado de trabalho e de intérprete”, explica a diretora da Escola do Legislativo.

As aulas, conduzidas pela professora Cláudia Borges, são dinâmicas e refletem na necessidade de cada cidadão que vai à Escola do Legislativo para aprender a Libras. “Elaborei uma estratégia para esse avanço. Eu sei que muitos têm a capacidade de seguir para o avançado pela conversa, na conversação e pelas dinâmicas que a gente utiliza”, adiantou Cláudia.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas