O Procon Assembleia adotará o Pró Consumidor, sistema virtual, disponibilizado pelo Governo Federal, para que o público tenha acesso ao andamento das suas demandas. Roraima é o terceiro Estado a receber o projeto piloto e até o dia 31 deste mês, os profissionais que atuam em órgãos de defesa do consumidor passarão por um treinamento fornecido pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor).

A implantação do serviço pelo Procon Assembleia está prevista para o próximo mês, informou Jhonatan Rodrigues, diretor da instituição. “Através da plataforma os nossos atendentes vão poder ter acesso às reclamações de todo o território brasileiro, e com isso, a gente avança nessa sistemática adotada pelo Governo Federal. E é claro, o consumidor sai na frente com suas perspectivas de defesa”.

O diretor explicou que após formalizar uma denúncia ao Procon Assembleia, o consumidor poderá acompanhar o trâmite pelo sistema Pró Consumidor.  “O sistema é totalmente virtual. Com essa ferramenta, o consumidor pode ter acesso a essa informação do seu computador, o que vai possibilitar que eles tenham acesso ao andamento de uma reclamação sem ter que se ir até a sede física”, apontou Jhonatan Rodrigues.

A coordenadora geral da Senacon, Daniele Cardoso, explicou que a proposta é centralizar a informação em um banco de dados, que possibilite pensar formas de melhorar a vida do consumidor, além de facilitar o trabalho dos órgãos de defesa. “O sistema vem mais simples, ágil e eletrônico para facilitar o dia a dia da gestão dos órgãos de defesa do consumidor. A gente vai ter inúmeros dados como, os principais problemas, assuntos, segmentos que mais demandam o consumidor, as empresas, índice de resolutividade, para fazer política pública baseada em evidência”, esclareceu Daniele.

O Procon Assembleia funciona na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro. Mais informações pelo 4009-4826.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Isaías Amaral

SupCom ALE-RR