As medidas impostas para combater o covid-19, como o fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela, tem feito brasileiros enfrentarem dificuldades para sair do país vizinho. A Comissão de Relações Fronteiriças da Assembleia Legislativa está acompanhando e auxiliando estas pessoas a retornarem.
Nos últimos dias, 31 brasileiros foram repatriados da Venezuela, entre eles, três pessoas de Roraima, graças a uma articulação da comissão, que vem auxiliando na interlocução com o Ministério das Relações Exteriores e com a documentação necessária para saída do país vizinho.
“Diante da crise política que acomete a Venezuela, somado a pandemia, esta comissão recebeu inúmeras informações e solicitações, principalmente pelas redes sociais, de brasileiros que se encontram no país vizinho e não estão conseguindo retornar ao Brasil”, contextualizou a presidente da comissão, Yonny Pedroso (SD).
Dois dos roraimenses repatriados da Venezuela pelo governo brasileiro desembarcaram no último dia 20 em Boa Vista, em aeronave da Força Aérea do Uruguai. O primeiro grupo veio em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Estas pessoas estavam em cidades como Caracas, capital venezuelana, além de Valencia, San Juan de Los Morros e Araure, ao norte do país.
Atualmente a comissão possui uma lista de 28 pessoas que necessitam de ajuda para repatriação, sendo 27 da Venezuela, em cidades como Margarita, San Juan de Los Morros e Mérida. Há ainda um pedido de ajuda de uma pessoa no Suriname. As solicitações estão sendo encaminhados para o Ministério das Relações Exteriores, responsável pela repatriação de brasileiros afetados pela crise do coronavírus.
“Os brasileiros relatam que estão sofrendo com a escassez de alimentos, energia, combustível, internet. Eles estão bem apreensivos e preocupados. Nossa grande dificuldade é que lá não tem mais a embaixada, o que dificulta o diálogo. Mas estamos fazendo de tudo, nessa conversação com funcionários do Itamaraty, para que a gente possa trazer esses brasileiros de volta o mais rápido possível”, explicou Yonny Pedroso.
Telefone para ajuda
Ao perceber a necessidade de abrir um canal de comunicação com estas pessoas, a comissão disponibilizou o telefone (+55 95) 99135-4409, para orientar as pessoas a distância sobre a documentação e preenchimento dos formulários para conseguirem voltar ao país. As pessoas podem ligar ou enviar mensagens por meio do WhastApp, a qualquer hora, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.
Os brasileiros que precisam solicitar a repatriação, devem preencher o formulário do Ministério das Relações Exteriores, no site
http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/
Trata-se de alerta de grande urgência, que pode exigir extrema cautela. Há grande probabilidade de que os efeitos ou consequências da situação descrita no alerta sejam sentidos por brasileiros que estejam no país.
www.portalconsular.itamaraty.gov.br
|
Se a pessoa não tiver conexão com a internet, o Itamaraty disponibiliza o número (+ 55 61) 98260-0767, para atender os casos referente aos países da América do Sul.
Texto: Vanessa Brito
Foto: Divulgação
SupCom ALE-RR