Pular para o conteúdo

Lei determina presença de cirurgiões dentistas em UTI’s

As unidades de saúde terão que contar, obrigatoriamente, com um cirurgião dentista nas UTIs (Unidades de Terapias Intensivas) ou locais com internações prolongadas. O projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa, mas vetado pelo Governo do Estado. No entanto a palavra final cabe ao Poder Legislativo, que por discordar dos argumentos do Executivo, rejeitou o veto e promulgou a lei.

A legislação deve entrar em vigor em seis meses a partir da data da publicação, ocorrida no dia 13 de abril. A proposta é dar tratamento a quem não tem como fazer a higienização bucal necessária por momento de debilidade e evitar outras enfermidades. 

“Já tem estudos em outros Estados que mostram a importância do cirurgião dentista nas UTIs e muitos pacientes acabam contraindo doenças bucais que levam a corrente sanguínea. Com o cirurgião dentista nessas unidades a gente já consegue evitar essas doenças”, explicou o deputado Neto Loureiro (PMB), autor da proposição que originou a lei.

Para realizar este atendimento, o cirurgião dentista terá que ser efetivo do quadro de servidores do Estado e ter inscrição ativa no Conselho Regional de Odontologia de Roraima.


Contra drogas


Outra proposição promulgada na mesma data busca garantir a segurança e a saúde do público infanto-juvenil, determinando que promotores de eventos esportivos, culturais e show divulguem mensagem educativa sobre os malefícios do uso de drogas, álcool e as penas aplicáveis a quem vende e/ou faz uso destes tipos de substâncias. A medida foi proposta pelo deputado Éder Lourinho (PTC).


As informações, como estipula a legislação, deverão constar em locais visíveis ou serem transmitidas em viva voz para atingir a todos. Além disso, as escolas poderão se envolver com campanhas educativas direcionadas a pais e alunos para reforçar as informações sobre o uso indevido de álcool e drogas.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Arquivo SupCom ALE-RR – Reuters/Kai Pfaffenbach

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas