Com os salário atrasado desde abril, médicos cooperativados que atuam no Hospital Geral de Roraima procuraram o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (SD), para pedir apoio para melhorias não só para a categoria, mas para a Saúde como um todo.

Eles relataram problemas que vão além do atraso nos salários, como falta de medicamentos, equipamentos e de participação nas decisões de gestão.  Após ouvir os profissionais, o presidente pediu que eles apresentassem por escrito uma proposta para modernização da gestão do sistema de Saúde, considerando que eles estão na ponta do atendimento e conhecem a realidade das unidades do Estado.

Jalser classificou como grave a situação em que os médicos se encontram, sem salário, uma vez que o Estado não está arcando com esta responsabilidade. “Eu pedi nesta reunião que os médicos me trouxessem uma proposta para que juntos possamos chegar a uma solução e tentar resolver este problema que estamos vivendo na Saúde hoje”, informou.

A reunião foi articulada pela vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, deputada Yonny Pedroso (SD), que lamentou os problemas apresentados pelos profissionais de Saúde. “Como é que nós temos estes profissionais na frente de toda essa pandemia, de toda essa problemática que o Estado vem vivendo na Saúde, e ainda estão sem receber?! Essa foi a demanda apresentada por eles e a gente de pronto trouxe ao presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, para buscar estratégias para resolver este problema que está afetando a toda a população”.

Durante a reunião, os médicos foram informados pela Coopebras (Cooperativa Brasileira de Serviços Múltiplos de Saúde), que terceiriza a mão de obra médica na rede estadual de Saúde, que o Governo não fez os repasses para pagamento do salário de abril. O contrato, segundo os médicos, é em torno de R$8 milhões por mês.

Para Antônio Delmiro, presidente do Sindicato dos Médicos de Roraima (Simed-RR), o objetivo da reunião foi tentar alinhar com a Assembleia Legislativa uma forma de melhorar o sistema de Saúde. “A gente buscou o presidente da Assembleia para traçar juntos uma estratégia para melhorar a Saúde do Estado, tentar melhorar o atendimento para a sociedade e dar melhores condições de trabalho para os médicos que atendem nas unidades de saúde do Estado”, pontuou.