“Paraíso Ameaçado” foi produzido com participação de moradores da região

Um local que tem o garimpo como alicerce, o turismo como salvação, e a especulação imobiliária como ameaça. É assim que o documentário “Paraíso Ameaçado”, da TV Assembleia – canal 57.3, retrata o principal destino turístico de roraima: a vila do Tepequém, no município de Amajari.

A produção estreia nesta quinta-feira (13), e terá três horários de veiculação: 13h30, 17h e 21h30, além de ser disponibilizada também no canal da Assembleia Legislativa de Roraima no Youtube (@assembleiarr) pelo link https://www.youtube.com/watch?v=WA3wzGl2kWc.

A produção do material durou aproximadamente três semanas, feita por uma equipe composta por sete profissionais. O jornalista Johann Barbosa contou que a proposta é mostrar a realidade atual daquela região, com foco na especulação imobiliária.“É uma forma de a população tomar conhecimento dessa especulação, do que está sendo feito, pois muitos acham que vão ter a oportunidade de possuir um lote, um espaço em Tepequém. As pessoas podem fazer investimentos sem ter nenhuma segurança, pois como não tem registros da terra, tem esse perigo”, explicou.

O documentário também aborda os impactos que a natureza sofre com a presença do garimpo no local.  “Nós mostramos as belezas naturais presentes em Tepequém, mas também precisamos falar sobre o risco que a natureza está correndo, trazemos para o telespectador o início do garimpo no local, e as marcas que até hoje estão presentes, assim como os próprios garimpeiros”, disse Johann.

Para o jornalista, durante a produção do documentário, a equipe pôde conhecer a região de uma forma diferente. “Além das cachoeiras e demais belezas do local, pudemos ver que o local tem um grande problema a ser enfrentado e que isso pode trazer prejuízos ao meio ambiente”, finalizou.

Série

A TV Assembleia também tem produzido séries de reportagens sobre diversos temas de utilidade pública. Um exemplo foram as matérias sobre pessoas que venceram a covid-19. A série, produzida pelo repórter Willians Dias, foi exibida no jornal Assembleia Informa serão transformadas em uma reportagem especial, que será disponibilizada nas redes sociais da Assembleia Legislativa.

“Com todas as histórias ruins, com todo esse momento que estamos passando, ter a oportunidade de produzir uma série com mensagens positivas, com histórias inspiradoras de pessoas que conseguiram vencer, pra mim foi um presente. Foi uma experiência muito boa, tomamos todos os cuidados necessários, pra levar essas histórias e levar esperança a outras pessoas”, disse Willians.

Para assistir essas e outras produções, basta sintonizar o canal 57.3 da Assembleia Legislativa de Roraima, ou pelo canal 357.3 da TV por assinatura SKY. A população também pode acessar nas redes sociais, no Youtube e Facebook, basta buscar por @assembleiarr.

Texto: Ana Lucia Montel

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR