O cuidado do homem para uma vida mais saudável foi tema de uma live transmitida pela TV Assembleia (canal 57.3) nesta sexta-feira (27). A discussão foi promovida pelo Núcleo Reflexivo Reconstruir, instituição da Assembleia Legislativa que possui ações voltadas para o público masculino.

Durante a live “Papo Saúde: Homem também se cuida”, o urologista Mário Maciel afirmou que muitos casos de câncer de próstata têm sido diagnosticados precocemente, garantindo que 90% dos pacientes tivessem recuperação.

“Às vezes não há manifestações de sintomas que comprovem que o homem está com câncer de próstata, o que faz com que muitos homens descubram o diagnóstico quando vão  fazer um checape geral. Então essa procura espontânea é muito positiva”, afirmou.

A realização de exames periódicos e a procura por meios mais saudáveis são cuidados que precisam ser mais valorizados pela comunidade masculina. Segundo o coordenador do Núcleo Reflexivo Reconstruir, da Assembleia Legislativa, Rômulo Alves, o Novembro Azul não é uma data comemorativa, é um mês de reflexão.

O enfermeiro do Núcleo, Felipe Ramos, avalia que mesmo com os dados positivos de diagnóstico precoce, os homens precisam ter mais cuidado consigo mesmo. “É importante ir ao médico, fazer exames, para poder prolongar os dias com a família e evitar um fim trágico”, comentou.

A live está disponível no Facebook e no canal do YouTube da Assembleia Legislativa (@assembleiarr).

Núcleo Reflexivo Reconstruir

O Núcleo Reflexivo Reconstruir busca, por meio do diálogo, sensibilizar os autores de violência doméstica e familiar, para minimizar as chances de reincidência. Durantes os encontros presenciais, os quais estão suspensos devido a pandemia do novo coronavírus, são realizadas palestras e rodas de conversa, que instigam os homens a refletirem sobre as questões de gênero e a Lei Maria da Penha. Além disso, fala-se sobre paternidade, família, autoestima, drogas e álcool.

Texto: Mairon Compagnon
Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR