Pular para o conteúdo

Renan Filho fiscaliza hospitais nos municípios de Iracema e Mucajaí

Durante sessão plenária nesta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa de Roraima, o deputado Renan Filho (Republicanos) colocou em evidência novamente a situação da saúde pública no Estado. O deputado lembrou que, na sessão anterior (07), comprometeu-se em realizar vistorias nos hospitais públicos dos municípios.

Em visita recente aos hospitais das cidades de Iracema e Mucajaí, Renan expôs as demandas a serem sanadas pela Secretaria de Saúde (Sesau) e o Executivo, e reafirmou o compromisso do Parlamento com a fiscalização. “Que fique bem claro que nosso papel é fiscalização. E essa fiscalização nos municípios é pra ajudar a Secretaria, ao executivo. O que tiver certo a gente vai aplaudir e o que tiver errado a gente leva para eles”.

Segundo o deputado, em Iracema a situação é preocupante, já que o hospital possui infraestrutura incapaz de atender à população de maneira digna. “Hoje o hospital não tem condições nenhuma de atender às demandas daquele município. Não sei nem se podemos chamar de hospital”.

Renan enfatizou que ao procurar a Secretaria de Saúde foi informado de que o hospital passará por uma reforma. Além disso, fez menção ao deputado Renato Silva (Podemos) como sendo um dos responsáveis pelo feito. “O hospital foi licitado e parabenizo o deputado Renato pela indicação de sua autoria, e espero que as obras já comecem esse ano”.

Já no município de Mucajaí, o deputado constatou a necessidade de melhora na estrutura física da unidade de saúde e a falta de médicos aos sábados. Ao apresentar essas demandas à Sesau, a pasta respondeu que haverá melhorias estruturais, e que a obra já estaria licitada e que já teriam sido disponibilizados profissionais para atuarem nesse dia. “A gente sabe que o Estado mudou a questão médica, não tem mais cooperativa, então isso ainda vai ser normalizado, mas ligamos para o secretário de Saúde e supriram os médicos aos sábados”.

Em aparte, Jeferson Alves parabenizou o deputado por levantar a bandeira da Saúde e pelas visitas constantes aos hospitais e frisou que a falta de infraestrutura é um dos problemas antigos enfrentados pelos roraimenses, que se agrava nos períodos de chuva.

Ao concluir seu pronunciamento, Renan Filho afirmou que as melhorias nos hospitais públicos do interior “vão ajudar a desafogar os leitos no HGR [Hospital Geral de Roraima], sobretudo em meio a pandemia da covid-19”, concluiuinformando que as próximas visitas serão em Caracaraí e Rorainópolis.

Texto: Suellen

Foto: Tiago Orihuela / Marley Lima / Jader Souza

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas