Pular para o conteúdo

Escolegis esclarece dúvidas, a distância, de concurseiros sobre Direito Penal e Raciocínio Lógico

Do plenário Noêmia Bastos Amazonas, a Assembleia Legislativa de Roraima, por intermédio da Escolegis (Escola do Legislativo), transmitiu neste sábado (17) o primeiro “Aulão que Aproxima Sonhos”, pela TV Assembleia (57.3) e redes sociais (@assembleiarr). Na ocasião, o presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (PCdoB) anunciou a extensão dos trabalhos da Escolegis no Estado.

“Assim que acabar a pandemia, com fé em Deus, vamos ampliar os nossos cursos presenciais por meio dos polos na capital e no interior. Em Boa Vista, precisamos diversificar a Escola, para não se concentrar apenas em um lugar, ou seja, levar a oportunidade para os moradores mais distantes do Centro”, firmou Soldado Sampaio.

O presidente da Assembleia Legislativa convidou a população a sugerir conteúdos para os próximos “aulões”. “Vocês que estão fazendo concurso sabem quais são as disciplinas mais específicas que precisam ser aprofundadas e estamos prontos para atender. Então procure a Escolegis por meio das redes sociais, traga a sua sugestão e adequaremos as aulas”.

 

De casa, no bairro Raiar do Sol, o engenheiro Bruno Gutemberg, de 35 anos, aproveitou o sábado para revisar as disciplinas de Direito Penal e Raciocínio Lógico no “Aulão que Aproxima Sonhos”, da Escolegis (Escola do Legislativo). “Estou satisfeito e parabenizo a Assembleia Legislativa de Roraima por esse trabalho porque a gente sabe que é difícil, pois estamos vivendo em um momento de pandemia onde a renda financeira diminui bastante, então ter acesso a um conteúdo de qualidade e de graça é muito bom”, avaliou.

Essa foi a primeira vez em que o engenheiro participa das atividades da Escolegis, depois de conhecer a instituição pelas redes sociais. Contou que o “aulão” o ajudou a compreender sobre territorialidade na área de Direito Penal. “É um tema bastante polêmico, complicado e cheios de detalhes. Às vezes você ler a lei sozinho e não consegue compreender os detalhes embutidos na legislação”, e parabenizou o professor Guilherme Peres pelo ensino detalhado.

Mesmo trabalhando no ramo da engenharia, Bruno Gutemberg se prepara para concursos públicos federais, pois tem o sonho de exercer carreira policial. A motivação em “voar mais alto” surgiu recentemente com aprovação nos certames das Polícias Militar e Penal.

Aulas virtuais continuarão no próximo sábado

A diretora da Escolegis, Fabíola Chaves adiantou que no próximo sábado (24) haverá aulão das disciplinas de Português, com professora Giselle Bispo, e Direito Constitucional ministrado pelo professor Guilherme Peres, das 8h às 12h com transmissão pela TV Assembleia e redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr).

Fabíola explicou que essas programações darão apoio aos concurseiros a prosseguirem os estudos mesmo com a pandemia da Covid-19. “Uma determinação da nossa presidente da Escola, Catarina Guerra para oferecer um aprimoramento nos estudos, pois sabemos que quem é concurseiro de verdade, mesmo com a pandemia, com a suspensão de vários concursos e a espera, estão estudando, por que não continuar?  Ter um apoio maior?”.

Professores resolvem questões ao vivo

No aulão, a primeira disciplina ministrada foi Direito Penal pelo professor Guilherme Peres com textos e questões sobre a aplicação dessa legislação no país e no exterior, também em relação ao espaço, tempo e territorialidade. “São temas muitos cobrados em provas, aqueles termos básicos no Direito Penal que sempre tem no edital”. A dica do professor para os candidatos é a leitura das leis. “Até as provas mais difíceis cobram muito letra da lei, normalmente as provas de concursos públicos na área de direito variam de 70% a 90% as questões são puras letra da lei”.

Em seguida, foi a vez do professor Renato Cavalcante sanar as principais dúvidas em Raciocínio Lógico. Ele explicou que essa disciplina é a mais cobrada pelas bancas e, ao mesmo tempo, a mais temida pelos candidatos por envolver cálculos matemáticos.

Para quem tem dificuldades nesse tema, o ideal, segundo Renato Cavalcante é responder os exercícios conforme determina a banca do concurso. “Se você vai fazer uma prova da Polícia Rodoviária Federal tem que se dedicar em fazer as questões anteriores da banca e assim nos demais concursos. Essa é a melhor estratégia”.  Outras dicas são estudo continuado e não deixar para última hora.

O conteúdo do primeiro “Aulão que Aproxima Sonhos” está disponível na página da Assembleia Legislativa no youtube (@assembleiarr).

 

Texto: Vanessa Brito

Foto:  Tiago Origuela

Supcom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas