INDICAÇÃO PARLAMENTAR Estradas recuperadas no Cantá garantem trafegabilidade aos moradores

Estradas recuperadas e moradores satisfeitos. Essa é a nova realidade de quem vive nas localidades do Picadão 2 e Confiança 2, no município do Cantá. Neste domingo (18), uma solenidade marcou a inauguração da obra de recuperação, fruto de indicação parlamentar do deputado Gabriel Picanço (Republicanos) ao Governo de Roraima, num investimento de R$1,7 milhão.

Segundo o parlamentar, as obras levaram seis meses para conclusão. As duas vicinais são interligadas, somando 41 quilômetros, com acesso à sete pontes e cinco assentamentos. “Hoje é um dia de agradecimento ao governador, porque fizemos uma indicação, um compromisso que firmamos aqui em 2018 para trazer melhorias à população”, disse.

Gabriel Picanço explicou que essa recuperação facilitará também o deslocamento dos estudantes às escolas. “Aqui, estamos contemplando quatro linhas de transporte escolar que antigamente demoravam duas a três horas para percorrer 30 a 40 quilômetros, hoje leva um pouco mais de 30 minutos”, afirmou.

O governador do Estado, Antônio Denarium, agradeceu aos deputados que destinaram emendas para a recuperação das estradas, assim como as indicações do deputado Gabriel Picanço. “O Governo tem um excelente relacionamento com o Legislativo e Judiciário e a parceria com as prefeituras é de fundamental importância também”, pontuou.

O chefe do Executivo disse que recuperou mais de 400 quilômetros de vicinais no município. “Também já construímos mais de 50 novas pontes. O Cantá tem 27 vilas e várias comunidades indígenas. O Governo tem dado atenção especial para todos os municípios”, destacou.

Para a produtora Maria José, 35 anos, a recuperação da vicinal Picadão 2 facilita o deslocamento dos três filhos à escola na Vila São Raimundo. “Vai ficar uma maravilha, porque as crianças vinham uma ou duas horas, muitas vezes não chegavam na escola porque atolava, tinha um lamaçal. Vai facilitar o transporte dos meus filhos. Eles chegavam de van, sujos e muitas vezes ficavam no meio do caminho”, revelou.

Além disso, a produtora poderá se deslocar de moto em menos tempo para a área urbana da cidade, para vender as mercadorias produzidas em casa, como ovos, galinhas, cupuaçu, açaí, coco, banana e porcos. Ela contou ainda que em tempos de chuvas, devido às condições da estrada ficava dias sem sair da residência e logo os produtos estragavam.

“A gente chegava muito tarde da noite em casa, porque não tinha uma estrada boa, era cheia de buracos e lama. Com o período de chuva, dificultava mais. Agora essa estrada recuperada vai ser uma benção, porque, ligeirinho, cheguei aqui [Vila São Raimundo] sem buracos”, comemorou.

O prefeito do município do Cantá, André Castro, explica que essa ação contribui para o desenvolvimento da região. “Sem vicinais, não conseguiremos ter trafegabilidade ou escoar produção. O município tem mais de mil quilômetros de vicinal. Sem estrada, tudo fica mais difícil”, salienta.

Para comemorar a recuperação das estradas, houve uma solenidade no município com a presença dos moradores, deputado Neto Loureiro (PMB), deputado Federal Jhonatan de Jesus (Republicanos), vereadores do município e outras autoridades locais.

Texto: Vanessa Brito

Foto:  Tiago Orihuela