Pular para o conteúdo

Chagas propõe legislação que assegura absorventes para mulheres de baixa renda

Durante a sessão plenária realizada na Assembleia Legislativa de Roraima, nesta quarta-feira (19), o deputado Coronel Chagas (PRTB), chamou a atenção para o grande número de meninas e mulheres de baixa renda que não têm acesso a produtos de higiene durante o período menstrual. O parlamentar informou que protocolou um projeto para assegurar este tipo de políticas públicas às mulheres.

Segundo ele, no Brasil estima-se que 23% das meninas entre 15 a 17 anos não têm condições financeiras para adquirir produtos de higiene íntima seguros para utilizar durante o período menstrual. “A pobreza menstrual é um problema global devido à falta de acesso ao saneamento básico, desigualdade social e da falta de dinheiro para poder comprar produtos de higiene”, disse.

Ele ressaltou que a pobreza menstrual contribui ainda para aumentar a desigualdade entre homens e mulheres. E que algumas meninas acabam faltando mais dias na escola durante a menstruação, o que pode prejudicar o desempenho escolar.

As pessoas mais afetadas, reforçou o parlamentar, são as mulheres em situação de rua, que vivem em abrigos, além da população carcerária feminina.  Estas questões podem ocasionar problemas de saúde e infecções.

Durante a sessão a deputada Yonny Pedroso (SD) disse ser importante o parlamento roraimense discutir pautas como essa. “Muitas meninas deixam de ir à escola por constrangimento da condição ou por falta de dinheiro para comprar absorventes. Isso é a realidade de muitas pessoas aqui no Brasil e em nosso Estado”, salientou.

A parlamentar lembrou que recentemente apresentou uma indicação que visa a distribuição gratuita de absorventes e protetores para as meninas e mulheres de baixa renda, tanto da Capital quanto do interior de Roraima.

O deputado Chagas, ao justificar o projeto de lei, apresentou dados da Organização não-Governamental ‘Trata Brasil’, que mostra que mais de um milhão de pessoas não possuem banheiros em casa e que, pelo menos, 26 milhões de brasileiros não têm acesso a saneamento básico.

Texto: Bruna Gomes

Foto: Tiago Orihuela e Jader Souza

SUPCOM- ALE 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas