Projeto de Lei inclui gestantes, lactantes e puérperas em grupo prioritário da vacinação

Da tribuna, a deputada Catarina Guerra (SD), em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado nesta quarta-feira (19), chamou atenção para a importância da doação de leite humano e do aleitamento materno. Ela ressaltou o alto índice na mortalidade do grupo das gestantes, lactantes e puérperas, mulheres no período pós-parto, que contraíram a covid-19 em Roraima, que chega a 63%.

Sensível ao alto índice de mortalidade pelo novo coronavírus, a deputada protocolou na Casa o Projeto de Lei nº 109/21 que inclui essas mulheres no grupo de prioridade para vacinação contra a covid-19. De acordo com a parlamentar, a partir do segundo trimestre de gestação, já está comprovado que as gestantes correm um risco maior de óbito.

“Os estudos comprovam que se forem imunizadas, podem passar esses anticorpos para os bebês. Então, em nome da Daiane Cristina Mota Souza, minha querida Dai, que acompanhei desde o início da gravidez, mas que infelizmente entrou para a estatística desses 63% que vieram a óbito, protocolei esse projeto para que elas tenham o direito de serem vacinadas, e assim reduzir esses números no nosso Estado”, afirmou.

No discurso, a parlamentar agradeceu as mães que amamentam e doam leite para o Banco de Leite da Maternidade, os profissionais envolvidos na causa, como a Coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), Silvia Furlin, e os agentes do Corpo de Bombeiros que fazem o transporte dessa matéria prima vital para o pleno desenvolvimento humano.

Em aparte, o deputado Evangelista Siqueira (PT)  parabenizou a parlamentar pela proposição e  esclareceu que quando os deputados apresentam projetos de lei que contemplam grupos na lista de vacinação, não significa que querem privilegiar uns em detrimento de outros, mas sim, que estão atentos aos riscos inerentes de cada grupo populacional.

“A vacina precisa vir para todos e todas, não há dúvidas, mas existem grupos que têm prioridade, são mais urgentes, como o grupo que abrange esse projeto. Então quando a gente aprecia esses projetos aqui na Casa, estamos fazendo o nosso papel que é atender as demandas da sociedade”, disse Evangelista.

Catarina Guerra enfatizou o impacto social que a vacinação numa mulher grávida pode gerar, já que ela se protege,  e, possivelmente, ao bebê durante a amamentação. “É que por estar menos suscetível ao óbito, por consequência, evita a tragédia de um órfão no seio familiar.”, pontuou.

A parlamentar ainda fez um apelo para sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar leite materno, primordial para os bebês prematuros e, portanto, na redução da mortalidade infantil.

“Fica aqui minha homenagem a esse dia, lembrando a todos vocês que se puderem doem leite, 100 ml, por exemplo, pode reforçar a vida de várias crianças. O banco de leite funciona 24h, todos os dias da semana, e merece nosso cuidado pois o leite materno salva vidas”, concluiu.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Jader Souza e Marley Lima