Os deputados aprovaram na sessão legislativa desta quarta-feira (19), o Projeto de Lei nº 017/2019, que institui 22 de agosto como o Dia Estadual do Vaqueiro. A matéria, de autoria do deputado Eder Lourinho (PTC), recebeu 12 votos e segue para análise governamental e, posteriormente, caso sancionado, a data será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

O projeto homenageia a profissão de vaqueiro, principalmente o roraimense, exemplo de luta, coragem e amor ao campo, justificou o parlamentar.

“Uma profissão milenar e importante. O vaqueiro é aquele que levanta de madrugada para tirar o leite. Aquele que vai para o campo cuidar do gado. Uma profissão realmente importante para o agronegócio”, reforçou.

Sobre a trajetória dessa categoria, o deputado relembrou que recentemente foi sancionada a Lei nº 12.870/2013, reconhecendo essa atividade como profissão.

“O artigo 2º considera vaqueiro o profissional apto a realizar práticas relacionadas ao trato, manejo e condução de espécies animais do tipo bovino, bubalino, equino, muar, caprino e ovino”, diz o trecho da Lei.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Jader Souza, Marley Lima e Tiago Orihuela

Supcom ALE-RR