Pular para o conteúdo

Jovens talentos em Roraima comemoram o Dia do Sanfoneiro

Encantada com o som da sanfona desde os nove anos de idade, Anne Louise Lourenço da Costa, hoje com 15 anos, sente orgulho e alegria em comemorar o Dia Estadual do Sanfoneiro, celebrado dia 26 de maio.  A Lei Nº 1267 foi instituída em 2018, de autoria do então deputado Brito Bezerra.

A jovem sanfoneira vem conquistando fãs pelo carisma e talento. Nas redes sociais, ela mostra a habilidade e desenvoltura que possui ao manusear o instrumento. Anne começou a tocar e cantar profissionalmente aos 11 anos de idade, e de lá para cá, não parou mais. Com a proximidade das festas juninas, Anne não esconde a tristeza em não poder se apresentar, por conta da pandemia.

“É muito triste não poder tocar para o público, foi bem difícil no início da pandemia. Tive que me reinventar e fui para as minhas redes sociais. Fiz duas lives beneficentes no ano passado, uma em prol dos músicos de Roraima e a outra para o Mesa Brasil do Sesc (Serviço Social do Comércio). Este ano não vai ser diferente. Já tenho vários projetos para serem divulgados no mês das festas juninas”, explicou.

Com um pouco mais de experiência no metiê artístico, Jeukson Magalhães de Pinho, conhecido como Filhão, é sanfoneiro desde os nove anos de idade e aprendeu a arte de puxar o fole com o pai, herdando o gosto pelo instrumento musical. A influência familiar foi decisiva para desenvolver a habilidade.

“Aprendi com meu pai, foi muito importante para mim e foi daí que me tornei o que sou hoje. Ele sempre me ajudou muito e até hoje me ajuda. Tenho minha carreira de músico, gosto demais dessa vida. ”, destacou.

Filhão não teve outra opção quando a pandemia começou. Teve que parar os shows e ensaios. Como o cenário em Roraima mudou, ele sentiu na pele a proibição e os cancelamentos dos shows. Com a flexibilização do Decreto no início do mês, Filhão consegue se apresentar com muitas restrições.

“A pandemia atrapalhou muito, foi muito difícil, mas hoje, com muita dificuldade podemos fazer, com um número pequeno de pessoas. Aqui em Boa Vista as pessoas gostam de dançar, e ainda com a pandemia, está bem complicado”, afirmou.

HOMENAGEM

Em abril deste ano, uma Lei federal instituiu o Dia Nacional do Sanfoneiro, comemorado anualmente, em todo o país, na data de nascimento do músico Severino Dias de Oliveira, conhecido como Sivuca, que morreu aos 76 anos, no dia 14 de dezembro de 2006. A Lei nº 14.140 faz uma homenagem a um dos maiores sanfoneiros do mundo e que foi influência para vários talentos em Roraima.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas