Pular para o conteúdo

Sampaio recebe produtores de audiovisuais para discutir incentivo ao cinema roraimense

Representantes da Associação Curta Roraima estiveram reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (PCdoB), nesta terça-feira (25), para discutir políticas públicas de incentivo e valorização ao cinema e às produções audiovisuais no Estado.

O audiovisual é um dos segmentos que possibilita uma divulgação ampla do Estado de Roraima. Por isso, os representantes expuseram sugestões para que as políticas de valorização das produções independentes e locais possam receber apoio e incentivo do Poder Legislativo. A reunião também tratou da possibilidade de parcerias com a TV Assembleia para a veiculação destas produções.

O presidente da Casa, Soldado Sampaio, ouviu as demandas da classe e ressaltou a importância do segmento, das produções e das iniciativas realizadas por estes profissionais, que resgatam a história e mostram a realizada do dia a dia. “Em nossas discussões falamos sobre a possibilidade de parcerias com a TV Assembleia e a Escola do Legislativo para fomentar a arte, cultura e o cinema do nosso Estado” disse o presidente.

A reunião foi intermediada pelo deputado Evangelista Siqueira (PT) que ficou satisfeito com o resultado do encontro. Conforme detalhou, como a ação de fomento demanda uma questão orçamentária, não é possível resolver tudo este ano porque o orçamento já está em andamento.

“De concreto ficou acertado que a Associação vai integrar as festividades dos 30 anos da Assembleia Legislativa. Vamos abrir editais específicos para a área do audiovisual e ofertar cursos à comunidade voltado para essa temática por meio da Escolegis, para envolver os produtores audiovisuais na ministração de cursos e palestras”, explicou.

O deputado disse que no próximo ano a Casa vai pensar numa estratégia para destinar parte dos recursos do orçamento para fomentar a produção audiovisual em Roraima. “O presidente Sampaio foi muito receptivo e se colocou totalmente à disposição por meio dos canais de comunicação da Casa, sobretudo da TV ALE, para divulgar as ações e exibir os documentários e filmes produzidos”, acrescentou.

O presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas de Roraima, Éder Rodrigues, falou sobre a necessidade de o poder público ouvir as dificuldades que os cineastas do Estado enfrentam na produção cultural.

“A Assembleia Legislativa abriu esses caminhos para que a classe pudesse conversar e mostrar uma trajetória de sucesso com filmes e curtas produzidos aqui. Isso vai incentivar outros produtores, alunos de escolas públicas e universitários que se interessem pelo tema”, destacou.

O presidente Soldado Sampaio reafirmou o compromisso do Poder Legislativo com a classe e destacou que trabalhará para que a arte visual roraimense seja valorizada. “Nós encaminhamos questões, em especial, voltadas ao orçamento do ano que vem, para que a Casa possa construir algo positivo em relação ao segmento”, finalizou.

Texto: Bruna Gomes 

Foto: Márcio Magalhães

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas