Pular para o conteúdo

TV Assembleia transmite campeonato roraimense de futebol nesta terça-feira

O campeonato estadual de futebol tem uma nova vitrine, pois numa iniciativa inédita do Poder Legislativo, a TV Assembleia (canal 57.3) transmite nesta próxima terça-feira (01), a partir das 19h, a decisão do Segundo Turno entre os times do São Raimundo, o atual pentacampeão, e o Grêmio Atlético Sampaio (GAS), o vice-campeão de 2020.

Destacando a importância do evento para o futebol roraimense, especialmente em virtude da pandemia, o presidente da Casa, Soldado Sampaio (PCdoB), fala do papel do legislativo no fomento ao esporte.

“Assembleia sempre de portas abertas para atender a cultura, a arte, o entretenimento e chegou a vez do esporte. Promovemos debates, apoiamos os esportistas e neste momento teremos através da TV Assembleia, pela primeira vez, a transmissão do campeonato roraimense. E é importante na pandemia as pessoas acompanharem de suas casas, então será transmitido ao vivo essa primeira experiência e espero que o público esportista goste”, comemora a iniciativa.

Em 2019, uma emissora televisiva comercial transmitiu pela primeira vez o campeonato estadual. Entretanto, atualmente, apenas a Rádio Roraima (AM 590) acompanha ao vivo o futebol local. Por isso, para o experiente comentarista esportivo, Bernardo da Silva, a veiculação pode impulsionar o esporte de maneira incalculável, seja no alcance do público ou até mesmo na tradução de aportes financeiros às equipes.

“A transmissão ao vivo do campeonato estadual vai trazer e chamar a atenção do público em geral para o nosso futebol e fatalmente vai dar uma visibilidade para cada clube. E cabe a cada um aproveitar à sua maneira para impulsionar sua marca e fazer o seu produto encontrar outros caminhos, consequentemente, outras fontes de receitas”, ressaltou Bernardo.

O cronista ainda enfatiza que a ação pode desencadear um efeito cascata nas futuras transmissões do esporte no Estado. “O futebol é soberano e é um produto pelo qual as grandes emissoras brigam pra ter o direito de transmissão. Então o que a TV Assembleia está fomentando e chama atenção do investidor e das outras empresas de comunicação para a importância que é o esporte no estado de Roraima”, pontua.

Profissionalizado em 1995, o futebol roraimense é dependente da Federação Roraimense de Futebol (FRR). À vista disso, de acordo com o narrador do jogo, Waldenir Benttes, a classificação no campeonato estadual é decisiva para os clubes e atletas.

“Esta partida credencia o São Raimundo ou GAS a ir para a final contra o Náutico. A premiação maior é a oportunidade de participar da Copa do Brasil no ano seguinte, que é uma premiação muito robusta, que passa de R$ 600 mil, por exemplo. Sem contar a vitrine que é para os jogadores participarem dessas competições”, avalia.

Na expectativa, o narrador é taxativo de que não tem dúvidas da relevância da transmissão realizada pela TV Assembleia. “As transmissões das finais deste ano, certamente elevará o patamar do esporte local. A sensibilidade da gestão da ALE em promover tal evento, constituirá num legado muito relevante para o desporto local”, afirma.

Final do estadual

O contexto pandêmico exigiu adequação dos clubes e da Federação Roraimense de Futebol (FRF).  Iniciada em 1 de maio, a competição contará com 32 dias, o mais curto campeonato da história.

Na disputa em dois turnos, as equipes do Atlético-RR (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Caracaraí), Náutico-RR (Caracaraí), Rio Negro-RR (Boa Vista) e São Raimundo (Boa Vista) lutaram para garantir o primeiro lugar. O campeão ganha uma vaga na Copa do Brasil de 2022, Copa Verde de 2022, e os dois primeiros colocados disputam a Série D de 2022.

O time do Náutico-RR já garantiu a vaga na final, ao se classificar no primeiro turno, e aguarda a decisão do segundo turno entre o Grêmio Atlético Sampaio e o São Raimundo, para conhecer o seu adversário na grande final.

Prevista para ocorrer na quinta-feira (03), o título do campeonato roraimense de futebol também contará com transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e nas redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr), nas plataformas do Facebook e do YouTube.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: D. Moraes

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas