Pular para o conteúdo

Inaugurado em Roraima Hospital de Amor para tratamento de câncer

O Instituto de Prevenção “Hospital de Amor”, de Boa Vista, ligado ao Hospital de Barretos, foi entregue oficialmente à população na noite desta quarta-feira (2). A unidade funciona na avenida Via das Flores, no bairro Pricumã. Os cidadãos serão atendidos também pela Carreta do Amor em vários pontos do Estado.

A entrega contou com a presença de diversas autoridades, sendo a maioria da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputados federais, senadores, médicos e funcionários do Hospital de Amor participaram deste momento.

O presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (PCdoB), ressaltou que a inauguração é uma marca histórica para o Estado. “Fico muito feliz em participar deste momento, que começou com a aprovação da lei que doou o terreno pelo Governo do Estado para a instalação do prédio”, disse Sampaio.

Na solenidade, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga destacou a necessidade de se manter unidades como o Hospital de Amor nos estados para a redução dos casos de câncer avançado. “Doenças oncológicas e cardiológicas são as principais causas de morte no Brasil.  Aqui, hoje em Boa Vista, a inauguração representa o embrião do que pode ser o sistema de saúde no futuro, principalmente no diagnóstico do câncer”, afirmou o ministro.

O presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, mantenedor da instituição, agradeceu aos parlamentares envolvidos na destinação de emendas para extensão da Unidade de Barretos na Capital roraimense.  “Estamos há quase 20 anos à frente de qualquer projeto que se fala em prevenção ao câncer de colo de útero e de mama”, disse, ao ressaltar que quanto mais parceria melhor.

O deputado federal Hiran Gonçalves (PP) e a ex-senadora Ângela Portela foram os que aportaram emendas para a construção do Hospital de Amor. Ele enfatizou a importância de entregar o hospital e assim oportunizar o acesso mais rápido ao tratamento, sem depender de autorização do Estado para TFD (tratamento fora de domicílio). “Nós fizemos isso aqui em dez meses. A unidade está pronta desde outubro, mas devido à pandemia não pudemos entregar logo”, explicou.

Além do presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio, participaram da solenidade os deputados Marcelo Cabral (sem partido), Éder Lourinho (PTC), Renan (Republicanos), Gabriel Picanço (Republicanos), Coronel Chagas (PRTB), Chico Mozart (Cidadania), e as deputadas Aurelina Medeiros (Pode), Betânia Almeida (PV), Ângela Águida Portella (PP), Catarina Guerra (SD), Lenir Rodrigues (Cidadania), Tayla Peres (PRTB) e Yonny Pedroso (SD).

Doação

Em março deste ano, a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou alteração na Lei nº 1.442, de 9 de dezembro de 2020, que destina à Fundação Pio XII, responsável pelo Hospital de Amor, o terreno onde está instalado o prédio, localizado na avenida Via das Flores, no bairro Pricumã.

O Hospital de Amor é vinculado ao Hospital de Barretos, especializado no tratamento de câncer. Nesta condição, a Fundação Pio XII não poderá modificar ou fechar a unidade, sob pena de perder o direito do terreno.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade e Márcio Magalhães

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas