Vice-presidente da ALE-RR acompanha mutirão de vacinação em Amajari

“É um momento de alegria e gratidão pela vacina e fico muito feliz que hoje o meu dia chegou”, conta emocionada a servidora pública do município, Ana Paula Pereira Lima, 40 anos, enquanto aguardava para tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19. Ana Paula e mais de 130 pessoas foram imunizadas nesta quinta-feira (17), no mutirão de vacinação, “Imuniza já Amajari”, para os pacientes de 59 a 30 anos, sem comorbidades.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Marcelo Cabral (sem partido) acompanhou o dia D da imunização do município e destacou a importância da ação. “Amajari é um dos primeiros municípios a lançar a vacinação dos 59 a 30 anos com comorbidades e é importante reforçar o compromisso do governo do Estado com o povo de Amajari. Estamos felizes em compartilhar esse momento tão importante com o povo de Amajari e sabemos que esse dia era muito esperado por esta faixa etária. É uma união de esforços para trazer esse benefício a quem mais precisa”, afirmou o parlamentar.

Com o repasse de 1.200 doses do imunizante da Fiocruz, ao município, o governo de Roraima proporcionou a ampliação do calendário vacinal, abrindo espaço para novas faixas etárias, sem comorbidades.

“Com isso, o município garante a imunização da população. Nossa meta é vacinar todos os munícipes até o próximo mês. Agradecemos imensamente a parceria da ALE-RR nessa empreitada, em especial ao nosso deputado Marcelo Cabral, que atua de forma impecável aqui na nossa cidade”, revelou a prefeita de Amajari, Núbia Lima.

Bárbara Souza Cruz, 30 anos, também aguardava ansiosa pela vacinação. A empresária é dona de uma pizzaria e academia em Amajari e disse que não é fácil manter um negócio no país, principalmente nesta época de pandemia, quando a crise se agravou. “Foi muito difícil, tivemos que fechar as portas e tivemos um impacto considerável, tanto na saúde quanto na economia. A vacina é nossa esperança”, apontou.

O mutirão acontece no prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das 8h às 16h. Para garantir a dose, os pacientes da faixa etária devem apresentar a carteira de vacinação, CPF, SUS e cópia do comprovante de residência. A imunização segue até sexta-feira (18) na sede e se estende às demais vilas do município.

A secretária de Saúde de Amajari, Irislandia da Silva Galvão, afirmou que a meta é vacinar toda a população até final de julho e completar a imunização de quem perdeu prazos.

“Temos fé em Deus que vamos imunizar todos os nossos moradores. Amajari é um município pequeno, todos se conhecem e quando essa doença chegou, pegou todos de surpresa. Vamos também vacinar as demais faixas etárias que já foram liberadas e queremos vacinar quem ainda não tomou a segunda dose. Sou profissional da saúde e estamos desde o começo da pandemia nessa luta incansável ajudando a população, em parceria com a Assembleia e governo de Roraima. A palavra do momento é gratidão”, ressaltou.

O lançamento da campanha contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Davi Soares, que comemorou a parceria dos Poderes. “É um momento de grande importância para todos nós e com essa parceria entre ALE, governo de Roraima e prefeitura de Amajari, a população vai poder se imunizar contra essa doença que já levou tantos entes queridos”, disse.

Confira o calendário de vacinação do mutirão nas vilas do município:

Dia 19/06: Trairão

Dia 20/06: Bom Jesus

Dia 22/06: Ametista

Dia 23/06:  Tepequém

Dia 24/06: Projeto Amajari

Dia 25/06: Três Corações

CAPACITAÇÃO

Mais uma parceria entre ALE-RR e prefeitura vai proporcionar um curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) – Básico, com duração de 100 horas e um vasto conteúdo programático para 35 profissionais da saúde. A capacitação tem duração de dois dias, com início nesta sexta-feira (18) e segue até sábado (19).

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Eduardo Andrade