Pular para o conteúdo

Militantes LGBTQIA+ pedem apoio e ALE-RR vai transmitir Parada do Orgulho Gay

No dia em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, 28 de junho, militantes da Associação Roraimense pela Diversidade Sexual em Roraima (DiveRRsidade RR) estiveram no gabinete da deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) para solicitar apoio da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Superintendência de Comunicação, para a transmissão da live da Parada do Orgulho Gay que será realizada em setembro. Este será o segundo ano consecutivo que o evento vai acontecer de forma virtual, em virtude da pandemia da covid-19.

A pedido do presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), Lenir Rodrigues recebeu os integrantes do grupo e apoiou o movimento organizado pelos direitos LGBTQIA+. “Já tenho uma afinidade com essa bandeira e no dia de hoje, precisamos comemorar o respeito a todos. O pedido da Associação será atendido e iremos transmitir a live para reforçar a importância da valorização da vida de todos, sem discriminação”, afirmou a deputada.

A parlamentar é autora do Decreto Legislativo tornando a associação DiveRRsidade de utilidade pública, o que facilita a viabilização de recursos para a elaboração de políticas públicas de programas em Roraima. Lenir também ofereceu os serviços da Procuradoria Especial da Mulher, com suporte psicológico às vítimas de homofobia.

“Podemos fazer uma parceria para disponibilizar esses serviços gratuitos aos membros da associação. Sabemos que há muitas vítimas desse tipo de violência em nosso Estado”, garantiu Lenir.

A Superintendente de Comunicação, Sônia Nunes, destacou o papel importante do setor na divulgação do trabalho social realizado pelo grupo e destacou que a valorização da diversidade e das lutas sociais são bandeiras do presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio.

“O presidente tem recebido todas as entidades e associações, tem dado espaço junto à TV ALE, que é uma tv institucional, mas que também recebe as demandas da sociedade. É importante falarmos sobre isso [LGBTQIA+], é importante termos respeito e os meios de comunicação têm papel fundamental nisto”, destacou.

No encontro, outras demandas também foram discutidas, como o incentivo financeiro para a realização de ações sociais executadas pela entidade, por meio de emenda parlamentar.

Segundo o diretor da DiveRRsidade, Sebastião Diniz, a destinação de emenda de bancada vai consolidar as ações e o apoio a mais de 200 famílias cadastradas, que recebem algum tipo de benefício do governo, além de apoio jurídico e psicossocial dos profissionais que atuam na associação.

“Vamos solicitar aos deputados destinação de emenda parlamentar, pois temos um trabalho social muito importante. Temos também um excelente encaminhamento para os programas sociais do governo, por meio da servidora da Secretaria de Estado e Bem-Estar Social, Silvia Reis, que articula as inserções das famílias GLBTQIA+. Precisamos muito dessas parcerias para continuar ajudando esses lares”, ressaltou Diniz.

MILITÂNCIA

O ativismo aflorou cedo na vida de Hayub Thomé, 24 anos, primeira digital influencer trans de Roraima. Criadora de conteúdo, ela levantou a bandeira da causa ainda criança e virou militante em pouco tempo.

“Na minha concepção eu nasci militante, porque militância para mim é todo dia. O princípio é: se você tem um dia para celebrar quem você é, o erro já começa aí. Não devemos ter um dia, isso deve ser normal e que os 365 dias do ano deva ser celebrado por todos, trans ou não. Devemos estar em todos os espaços. Todos nós temos nossas peculiaridades e não existe a igualdade, infelizmente existe a diferença e as diferenças têm que serem respeitadas”, afirmou  Hayub.

A live em comemoração da Parada do Orgulho Gay vai ser transmitida pelas redes sociais da DiveRRsidade, no dia 5 de setembro, às 14h, no teatro Municipal de Boa Vista e vai contar com entrevistas e atrações musicais. O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelas plataformas digitais da ALE, pelo YouTube e Faceboook (@assembleiarr).

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Marley Lima

SupComALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas