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PROCON ASSEMBLEIA – População é atendida por meio de canais digitais

A tecnologia tem sido fundamental neste período de pandemia para encurtar as distâncias, possibilitando o trabalho de instituições e órgãos, como o Procon Assembleia, ligado à Assembleia Legislativa de Roraima. De janeiro a junho foram realizados cerca de 900 atendimentos, todos virtuais, e as principais reclamações estavam relacionadas a compras pela internet.

Atualmente, em virtude da pandemia, os atendimentos presenciais estão suspensos. Os consumidores que queiram formalizar denúncias e reclamações relacionadas a produtos ou serviços podem acessar a plataforma o site al.rr.leg.br/procon/

. Além disso, os atendimentos são realizados no WhatsApp do Procon Assembleia pelo número (95) 98401-9465.

De acordo com a diretora da instituição, Mileide Sobral, os meios virtuais utilizados garantem um atendimento de qualidade e seguro, mesmo a distância. “Em nossos canais de comunicação temos a possibilidade do consumidor realizar chamada de vídeo com os atendentes por meio de chamada de vídeo. Estas medidas são para que as pessoas se sintam mais perto do Procon Assembleia”, destacou.

Para dar início aos atendimentos na plataforma virtual do Procon, o consumidor deve preencher os dados pessoais, realizar o cadastro e em seguida anexar os documentos solicitados como: RG, carteira de habilitação, comprovante de residência e as notas fiscais ou recibos relacionados ao produto comprado ou ao serviço contratado.

Além de ser um canal para as queixas, a plataforma dispõe de pesquisas realizadas em estabelecimentos da capital do Estado, com comparativos de preços de produtos alimentícios, combustível, e materiais escolares.

Reclamações constantes

Durante os cinco primeiros meses do ano, o Procon Assembleia atendeu 670 reclamações em todo o Estado. O ranking das principais denúncias estão relacionadas a compras feitas na internet com 128 registros; seguido de serviços bancários com 123 queixas; e por fim serviços de fornecimento de energia.

Canal Exclusivo

Neste ano, a instituição recebeu cerca de 80 reclamações relacionadas ao fornecimento e corte de energia e água em Roraima. Devido ao alto número foi criado um canal exclusivo para o registro das queixas. No ano passado, foi aprovado pelo poder legislativo roraimense a lei nº 1.389/2020, que proíbe o corte destes serviços enquanto perdurar a pandemia, mesmo que as contas estejam em atraso. O texto é de autoria dos deputados Renato Silva (Republicanos), e Neto Loureiro (PMB). A legislação foi ratificada e declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a diretora do Procon, no início da implantação do suporte, diversas reclamações foram recebidas em relação ao descumprimento da lei por parte das empresas, sobretudo em relação a Roraima Energia. “As reclamações são recebidas pelo número (95) 999021-8954. Nós entramos em contato com a empresa e é feito acordos mediados pelo Procon para que o cidadão tenha sua energia religada”, finalizou Sobral.

Os atendimentos do Procon Assembleia são realizados das 8h às 18h de segunda a sexta nos canais de atendimento. Devido a pandemia ainda não há uma previsão para o retorno das atividades presenciais.

Texto: Bruna Gomes

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

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