Pular para o conteúdo

APÓS APAGÃO Deputado vai protocolar reclamação na Aneel contra Roraima Energia por ineficiência no serviço prestado

Depois de mais de uma hora de apagão na noite de segunda-feira (23), o deputado Renato Silva (sem partido) anunciou na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima nesta terça (24) que vai protocolar reclamação na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) sobre a ineficiência do serviço no Estado fornecido pela Roraima Energia e pedir judicialmente o cancelamento do contrato da empresa.

“A gente cobra, representei na Aneel, no MP [Ministério Público do Estado] e precisamos nos unir com todos os órgãos de fiscalização porque não é justo a população pagar a energia mais cara do País e não ter serviço de qualidade”, lamentou Renato Silva. “Quero dizer que a população do interior sofre isso há muito tempo. Temos municípios há dez dias com quedas de energia”.

Ele pediu apoio dos demais colegas para assinarem o documento. “Irei representar na Aneel e quero pedir que vocês participem comigo fortalecendo essa ação. Vamos pedir o cancelamento dessa empresa”, solicitou em discurso.

Renato Silva lembrou que em maio deste ano houve uma audiência pública, com a presença do presidente da Roraima Energia, Orsine Rufino, quando se questionou sobre a aplicação da Lei nº 1.399/20, que proíbe o corte do fornecimento no período pandêmico de consumidores residenciais. Conforme relatos apontados pelo deputado, moradores do interior são os mais afetados pelo descumprimento da legislação.

“Eles pegaram os mais humildes, que não sabem cobrar direitos, e passaram por cima. Depois que um pai de família se revolta, quebra um carro, aí eles querem condenar aquele que está protegendo sua residência, em crise, sofrimento”, ressaltou.

Em aparte, o deputado Jeferson Alves (PTB) parabenizou Renato Silva pela iniciativa. Ele disse que diversas vezes a Assembleia Legislativa cobrou diretamente da Roraima Energia melhorias no serviço prestado à população. “Infelizmente, entra mês e sai mês, é só reclamação. Conte comigo para assinar e sanar esse problema”, disse.

Outro a anunciar apoio foi o deputado Gabriel Picanço (Republicanos). Para ele, a falta de energia elétrica desencadeia diversos prejuízos aos consumidores, o que inclui empresas, como a Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e as que funcionam 24 horas por dia.

Convocação

O parlamentar aproveitou para convocar a Comissão de Viação, Transportes e Obras, da qual é presidente, para reunião na tarde desta terça-feira (24), a partir das 15h, a fim de discutir sobre o andamento de obras estaduais, como a reforma do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth e o bloco “E” do HGR (Hospital Geral de Roraima). “Cobrar do secretário de Obras as datas de entregas e darmos um retorno à sociedade, afinal, este é um trabalho de fiscalização”, disse.

Além disso, fará parte da pauta da reunião a situação de vicinais no interior do Estado. “Tivemos um verão fraco e um inverno muito forte, rigoroso, o que dificultou os trabalhos de recuperação de vicinais”, salientou. Fazem parte da comissão os deputados Gabriel Picanço (Republicanos), Angela Águida Portella (PP), Catarina Guerra (SD) e Coronel Chagas (PRTB).

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Marley Lima / Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas