VALORIZAÇÃO DA VIDA Assembleia Legislativa e instituições parceiras recebem iluminação especial em alusão ao Setembro Amarelo

Na noite desta terça-feira (1º), o prédio da Assembleia Legislativa foi iluminado com a cor símbolo do mês de valorização da vida e combate ao suicídio numa alusão à campanha “Setembro Amarelo”. Simultaneamente, luzes amarelas também foram acesas no Tribunal de Justiça, no Fórum Advogado Sobral Pinto, na Diocese de Roraima e na Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda). A iluminação especial permanecerá por 30 dias.

Participaram da solenidade da campanha “Todos Juntos Pela Vida” o presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (PCdoB), os deputados Evangelista Siqueira (PT), Catarina Guerra (SD) e Betânia Almeida (PV), além do juiz Angelo Augusto Mendes, representando o Tribunal de Justiça, e Romildo Rodrigues, em nome da Diocese de Roraima.

Soldado Sampaio falou sobre o empenho da Casa em aproximar o Parlamento da população com abordagem de temas relevantes, e até mesmo preocupantes, como o suicídio, e agradeceu a parceria com o Executivo, Judiciário e a Igreja Católica.

“Nosso maior patrimônio é a vida, incluindo a do próximo. Temos que fazer parte disso, de identificar e orientar as pessoas. Neste momento de pandemia, elas tiveram que se recolher em casa e aumentaram os casos de problemas psicológicos”, lembrou.

Evangelista Siqueira, autor da Lei nº 1.065/2016, que criou a Semana Estadual de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, que compreende o 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, destacou que a depressão não escolhe cor, credo, classe social nem status.

“O dado mais assustador é que a maioria dos casos de suicídio em Roraima foi de jovens de 15 a 29 anos. Tristes dados que nos demandam ações mais efetivas para tirarmos o Estado deste ranking”, contou.

Para a deputada Catarina Guerra, ações conjuntas vão conscientizar a população quanto a mecanismos de ajuda ao próximo. Ela citou o CVV (Centro de Valorização da Vida) que, pelo telefone 188, oferece atendimento gratuito com escuta qualificada.

“Este mês é de reflexão e o Poder [Legislativo] está à disposição para diálogos e debates”, afirmou.

A união entre as instituições, ressaltou a deputada Betânia Almeida, eleva as responsabilidades de todos os agentes públicos. “Que nós possamos caminhar juntos não só no Setembro Amarelo, mas em todas as causas e situações. Depressão é uma doença séria e nós precisamos cuidar”.

O representante da Diocese de Roraima reforçou a necessidade de se trabalhar políticas públicas entre os jovens. “Porque o esporte, a cultura, o lazer, a capacitação e o trabalho são as melhores formas para se combater o suicídio, pois grande parte desses jovens tira a vida por não ter perspectiva”.

A programação seguirá com audiência pública no dia 10 de setembro para discutir os impactos da pandemia na saúde mental da população e ações de prevenção ao suicídio em Roraima, a partir das 15h, de forma híbrida, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

No dia 16, haverá a live sobre cyberbulling, às 19h, com transmissão pela TV Assembleia (57.3) e redes sociais (@assembleiarr), mediada pelo deputado Evangelista Siqueira (PT).

Dia 23, acontece uma live com a temática Setembro Amarelo, a partir das 19h, com transmissão pela TV Assembleia (57.3) e redes sociais (@assembleiarr), mediada pela deputada Catarina Guerra (SD).

Em 27 de setembro, haverá um workshop, com horário ainda a ser definido, promovido pela deputada Yonny Pedroso (SD). No dia 30, será o encerramento da campanha “Todos Juntos pela Vida”, com caminhada pela Praça do Centro Cívico, a partir das 17h.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Marley Lima