MÁS CONDIÇÕES
Comissão de Transportes cobra prazos para obras em rodovias e mais eficiência do Dnit

A Comissão de Viação, Transportes e Obras da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) recebeu, nesta segunda-feira (20), o superintendente regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Marcelo Geber da Silva, para prestar esclarecimentos sobre as más condições das BRs no Estado, alvo de constantes reclamações da população.

A reunião foi sugerida por meio de requerimento apresentado pelo deputado Gabriel Picanço (Republicanos), que fez vários apontamentos importantes sobre a situação das rodovias federais e o andamento dos processos de manutenção e restauração das estradas.

“A população nos cobra muito sobre as BRs e temos que prestar esclarecimentos à sociedade. Não esperamos a curto prazo a resolução de todos os problemas, mas agora temos uma dimensão do que anda acontecendo para que possamos dar explicações ao povo”, afirmou.

Marcelo Geber apresentou o cronograma de obras nas BRs e explicou que o Dnit dividiu todas as rodovias federais em 17 lotes. A BR-174 ficou dividida em sete, sendo cinco ao Sul de Boa Vista e dois ao Norte. Segundo ele, há lotes em licitação com previsão de abertura das propostas para outubro. “O segundo lote já tem empresa contratada que está executando os serviços de manutenção”, destacou.

Ainda de acordo com Geber, o lote que engloba a BR-174 de Caracaraí a Boa Vista, alvo de críticas dos parlamentares, passou por percalços, dificultando o andamento das obras.

“O atraso da votação da LOA [Lei Orçamentária Anual] foi o principal motivo, pois atrapalhou a chegada dos recursos até o Ministério dos Transportes e distribuição às superintendências regionais. A outra grande dificuldade foi o inverno rigoroso”, contou.

O presidente da comissão, deputado Renato Silva (sem partido), cobrou prazos e mais eficiência do órgão. “O Dnit nos mostrou uma programação das obras e exigimos um cronograma real do que realmente está sendo feito. A BR-174 é a única porta de entrada e é essencial que tenhamos melhorias nessa rodovia. Vamos continuar fiscalizando, pois o povo cobra de todos nós”, salientou.

Geber garantiu o término das obras da BR-174, sentido Pacaraima, para maio de 2022. “Estava com a empresa contratada e ela demorou a entrar no ritmo de produção de trabalho do Dnit, mas agora entrou e vamos entregar todo esse lote ainda neste verão, trazendo mais trafegabilidade”, assegurou o superintendente.

Os deputados Coronel Chagas (PRTB) e Catarina Guerra (SD), membros da comissão, também participaram da reunião.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: