Pular para o conteúdo

EMPODERAMENTO FEMININO
Comissão de Administração aprova projetos de lei que combatem violência contra a mulher

Após sessão plenária, a Comissão de Administração, Serviços Públicos e Previdência da Assembleia Legislativa de Roraima analisou e aprovou cinco projetos de lei, na manhã desta terça-feira (28). Entre eles, proposições que reforçam o combate à violência doméstica e familiar, ambas de autoria da deputada Betânia Almeida (PV).

 

O Projeto de Lei (PL) 144/2019 obriga a notificação compulsória dos casos de violência atendidos em estabelecimentos de saúde. Já o 146/2019, estabelece a comunicação pelos condomínios residenciais e vilas, por meio de seus síndicos e/ou administradores devidamente constituídos, sobre a ocorrência ou de indícios de violência à delegacia de Polícia Civil e aos órgãos de segurança pública especializados.

 

Para o presidente da comissão, Jorge Everton (sem partido), dada a natureza da violência doméstica, no âmbito privado ou público, a população precisa se envolver e denunciar para romper a normalização desse ciclo, como o que prega o velho ditado popular de que “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”.

 

“Precisamos mudar essa visão de que não podemos colocar a colher nesses problemas familiares. Os abusos sexuais, a violência contra a mulher, filho, idoso, no lar e fora dele, precisam de uma resposta enérgica. A polícia precisa tomar conhecimento dessa violência que, muitas vezes, é oculta e de difícil investigação”, defendeu o presidente.

 

Nilton Sindpol (Patri) destacou que os dispositivos estão em consonância com um novo momento para as mulheres na sociedade, e a legislação avança na mesma direção.

 

“Além da importância, da sensibilidade da deputada Betânia, também é uma forma da gente deixar claro o empoderamento feminino, que tem vários significados, entre eles a coragem das mulheres de denunciar. Até pouco tempo, muitas registravam boletim de ocorrência e depois retiravam. A lei mudou e as atitudes das mulheres também”, disse.

 

O deputado Éder Lourinho (PTC) participou da reunião. A Comissão ainda tem como membros Dhiego Coelho (PTC) e Jeferson Alves (PTB). A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr).

 

 Os projetos aprovados pela Comissão de Administração foram os seguintes:

 

– de autoria deputada Betânia Almeida (PV): os projetos de lei 144/2019 (dispõe sobre a obrigatoriedade de comunicação aos órgãos de segurança pública, conselhos e autoridades acerca da ocorrência ou de indícios de violência doméstica, familiar, sexual e/ou outras formas de violência, contra a mulher, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, no âmbito dos estabelecimentos de saúde do Estado de Roraima); e o 146/2019 (dispõe sobre a comunicação pelos condomínios residenciais horizontais, verticais, residências e vilas, aos órgãos de segurança pública, sobre a ocorrência ou de indícios de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso, em seus interiores);

 

– do deputado Jalser Renier (SD): os projetos de lei 112/2020 (fixa critérios para a instituição de data comemorativa estadual); e o 123/2019 (dispõe sobre a limitação máxima do valor de inscrição cobrado em concursos públicos no Estado de Roraima e dá outras providências).

 

– da deputada Tayla Peres (PRTB): projeto de lei 147/2019 (institui o Banco de Ideias Legislativas no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima e dá outras providências).

 

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas