EM DEFESA DA VIDA
Assembleia Legislativa encerra programação de prevenção ao suicídio com caminhada no Centro de Boa Vista

O fim da tarde desta quinta-feira (30) foi de caminhada em prol da vida, evento realizado pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que encerrou um mês de palestras, workshopslives e audiências referentes ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção e conscientização contra o suicídio.

A saída foi às 17h30, da frente da Assembleia Legislativa, e os participantes percorreram o entorno da Praça do Centro Cívico, no Centro de Boa Vista.

Marcaram presença os deputados Evangelista Siqueira (PT), Catarina Guerra (SD) e Yonny Pedroso (SD), servidores da Casa parlamentar, o psicólogo Wagner Costa, representantes do bispo de Roraima, Dom Mário Antônio, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Ordem dos Advogados – Seccional Roraima (OAB-RR).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), agradeceu a todos os participantes e deixou uma mensagem à população. “Vamos agradecer sempre pelo nosso bem maior e imensurável, que é a vida, e nos colocar à disposição de quem esteja ao nosso redor com um ombro amigo e um olhar atento”.

Vitória Pedrosa, servidora da ALE-RR, aproveitou a programação e levou a filha Catarina, de dois anos. “Estou aqui fazendo a minha parte e apoiando essa campanha, uma iniciativa tão necessária da Assembleia no mundo em que vivemos hoje, onde muitas pessoas vivem amedrontadas pela pandemia”.

A organização do evento foi de iniciativa do deputado Evangelista Siqueira (PT), autor da Lei nº 1.065/16, que institui a Semana Estadual de Valorização da Vida e Combate ao Suicídio. Ele esteve à frente da caminhada, abrindo espaço a quem desejasse deixar palavras de apoio aos presentes.

“Nossa programação teve o objetivo de dar visibilidade ao tema de valorização da vida e prevenção ao suicídio. Infelizmente, Roraima figura entre os dez estados brasileiros com o maior número de mortes ligadas à depressão. E nós precisamos tirá-lo desse ranking negativo”, enfatizou o deputado.

No decorrer do mês, também houve lives. Uma delas foi a que abordou o tema “Como cuidar da sua Saúde Mental”, promovida pela deputada Catarina Guerra (SD), que criou ainda a cartilha “Oi, vamos conversar?”. Ela ressaltou que toda a programação foi feita para alcançar o maior número de pessoas, tanto que muitos eventos contaram com a cobertura da TV Assembleia (canal 57.3) e transmissão pelas redes sociais.

Yonny Pedroso (SD), que promoveu durante o Setembro Amarelo um workshop sobre depressão e valorização da vida, afirmou que a ação mostra que a Assembleia tem a responsabilidade social de levar mensagem de acolhimento e despertar esperança para quem esteja passando por um momento de tristeza e aos familiares também.

“Todos os dias estamos promovendo ações para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse a deputada, autora da Lei 1.364/2019, que torna obrigatória a notificação à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) dos casos de tentativa de suicídio e automutilação.

Toda caminhada teve o apoio do Grupo Tático de Trânsito do Detran e da Polícia Militar à organização do tráfego e segurança da população. Para o encerramento, os participantes soltaram vários balões amarelos de gás hélio representando o mês de prevenção à vida.

Texto: Amanda Teixeira

Foto: Eduardo Andrade, Marley Lima e Nonato Sousa