Pular para o conteúdo

PARCERIA
Palestras na Assembleia Legislativa encerram evento em homenagem ao Dia do Vereador

Duas palestras na tarde desta quinta-feira (30) no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas encerraram a homenagem promovida pela Assembleia Legislativa ao Dia do Vereador, celebrado nesta sexta (1º). Parlamentares dos 15 municípios participaram do evento.

A primeira palestra foi ministrada pelo doutor em Direito Penal e Garantias Constitucionais Luís Fernando Pires Machado, servidor de carreira do Senado Federal. Com o tema “Boas Práticas Legislativas no Meio da Transformação Digital”, ele mostrou aos vereadores que os avanços tecnológicos trouxeram novas formas de comunicação, que precisam ser levadas em conta no mandato eletivo.

“Quando entramos na era da transformação digital, muita coisa mudou na vida de todos nós, inclusive nas atividades legislativas. A provocação que fiz aos vereadores foi no sentido de que eles entendessem que não é mais aquele tempo de ficar conversando com um e outro na esquina. A comunicação que ele deve fazer com o público, seja usando a mídia, a tribuna ou as redes sociais, deve ser uma comunicação direta. Somente as boas práticas legislativas vão permitir que ele tenha essa participação mais efetiva com a população”, explicou.

A segunda palestra foi ministrada pela publicitária e especialista em Marketing Digital Tay Trindade, servidora da ALE-RR, que falou sobre a “Organização da Imagem Política dos Vereadores nas Redes Sociais”.

“Mostramos na palestra que o vereador precisa sair do comodismo e pensar fora da caixa, investir na imagem dele nas redes sociais, no dia a dia. Ele precisa entender, acima de tudo, que está vindo uma nova geração para votar, de gente que está a fim de saber sobre política, e que não é mais com o pensamento de dez anos atrás, independentemente do tamanho do interior”, enfatizou a publicitária.

A vereadora Wanessa Mata, do município de Cantá, disse que as palestras contribuíram muito. “Gostei muito, foram muito ricas, mostrando para nós a influência das redes sociais, das mídias no nosso mandato. Valeu a pena toda a programação, desde a hora em que cheguei. As palestras foram de suma importância para enriquecer e trazer conhecimento”.

O vereador Gerson Alves, do município de São Luiz, afirmou que tudo que ouviu dos palestrantes foi de grande relevância para aplicar no mandato. “Foi muito importante para nós, que somos vereadores do interior, porque a gente é leigo por falta de palestrantes como estes. Vamos sair daqui com um conhecimento muito grande. Quero parabenizar o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio, por ter homenageado a gente, e nos prestigiado com esse evento”.

Soldado Sampaio (PCdoB) encerrou o evento agradecendo a participação dos palestrantes. Anunciou que o Poder Legislativo está fazendo uma força-tarefa para atualizar o Regimento Interno da Casa, e que a meta é auxiliar todas as Câmaras Municipais do Estado nesta atualização.

 

“Vamos primeiro fazer o nosso dever de casa, mas queremos desde já deixar registrado que nossa equipe vai ajudar vocês a fazerem um regimento atualizado e moderno, de acordo com a nossa época”, disse.

 

 

O presidente da Assembleia anunciou também que a preocupação do Poder Legislativo é incluir no orçamento do Estado do próximo ano projetos para desenvolver parcerias e ajudar a melhorar as Câmaras Municipais.

“Este ano o orçamento já está comprometido, mas no próximo podemos ver essa parceria para dar mais condições de trabalho para vocês, seja colocando nas Câmaras um sistema de som, uma televisão, um painel”, reforçou.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas