ANIVERSÁRIO DE RORAIMA
Deputados participam da assinatura de ordens de serviço para obras de infraestrutura e revitalização

No aniversário de 33 anos de Roraima, nessa terça-feira (5), o governo assinou ordens de serviço de pelo menos 11 obras de infraestrutura e revitalização que serão iniciadas ainda neste ano. A cerimônia de assinatura aconteceu no Parque Anauá e contou com a presença de deputados estaduais, prefeitos e outras autoridades.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), trata-se de um momento relevante para o estado, já que representa mais desenvolvimento. “Isso gera mais impostos, empregos, renda e atrai mais investimentos. E é isso que nós queremos para Roraima: um ambiente favorável para o negócio, um lugar bom para se morar e, acima de tudo, nosso povo roraimense feliz”.

Novos projetos de infraestrutura do governo, como o “Aqui tem Obra!”, que conta com investimento de mais de R$ 372 milhões, foram apresentados durante o evento. Os 15 municípios devem ser beneficiados. O Parque Anauá será totalmente revitalizado, assim como o Ginásio Vicente Feola, conhecido como “Totozão”, a Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller e a Feira do Passarão.

Além da construção do novo prédio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a reforma do estrutura da Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração), as escolas estaduais terão um novo modelo arquitetônico. Pontes e estradas também serão contempladas. Os recursos para asfaltamento, recuperação, substituição e construção de pontes serão da ordem de R$ 230 milhões.

O governador Antonio Denarium (PP) disse que o estado passa a se transformar em um grande canteiro de obras, feitas com recursos próprios. Ainda de acordo com ele, com o apoio das bancadas federal e estadual, “Roraima está crescendo, se desenvolvendo, gerando mais oportunidades e angariando novos investidores”. Denarium agradeceu o apoio do presidente da República, do Poder Legislativo e da população.

“E hoje, temos um estado equilibrado. Recebemos pela primeira vez nota ‘A’ do Ministério da Economia. Isso quer dizer que pagamos as contas em dia, temos dinheiro em caixa e estamos fazendo investimentos. Isso é compromisso com o nosso povo e vamos continuar a reconstrução de Roraima”, destacou o governador.

Deputados parabenizam Roraima

Dez deputados estaduais estiveram presentes na cerimônia de assinatura das ordens de serviço para a execução das obras. Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para parabenizar Roraima, que completou 33 anos desde que deixou de ser território federal e foi elevado à condição de estado.

O presidente da Assembleia Legislativa afirmou que Roraima é o estado do futuro. “Quero dizer a todos os roraimenses, pelos 33 anos, vamos construir juntos um estado para todos nós”.

“Um recado para o nosso roraimense e para o nosso ‘roraimado’ é que a gente vive numa terra abençoada, da qual nos orgulhamos muito de fazer parte e construirmos a nossa história aqui”, parabenizou a deputada Catarina Guerra (SD).

O deputado Renato Silva (Pros), que é roraimense, falou sobre os avanços. “Então, hoje, Roraima faz o seu melhor aniversário, com muitos investimentos, muita renovação. Tenho certeza de que é um futuro para todos os roraimenses e todos os ‘roraimados’”. A deputada Tayla Peres (PRTB) destacou o compromisso do Legislativo com a população. “Eu estou muito feliz, como representante do povo, de estar aqui hoje nesta comemoração, trazendo benefícios para o nosso estado, por meio das nossas emendas parlamentares”.

Chico Mozart (Cidadania) destacou a importância das obras. Segundo ele, são exemplos de melhorias. “Primeiramente, parabenizar todos os habitantes do nosso estado pelos seus 33 anos, e comemorar essa data aqui, no Parque Anauá, que é um símbolo de Roraima”. O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) foi enfático ao dizer que, em até quatro anos, Roraima será o estado com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.

“É um estado querido. Apesar de tudo que acontece neste país, Roraima ainda é a tranquilidade, ainda é a paz. Então, é aqui que a gente quer viver sempre”, declarou a deputada Aurelina Medeiros (Podemos). O deputado Coronel Chagas (PRTB) complementou. “Parabéns a Roraima, parabéns ao povo roraimense! Aos nascidos aqui e aos que escolheram esta terra para viver”.

O deputado Renan (Republicanos) citou a parceria do Legislativo com o Governo do Estado. “Esse apoio da Assembleia Legislativa ao Executivo vem sendo traduzido em obras, infraestrutura, esporte, educação”. Eder Lourinho (PTC) também lembrou a relevância das obras para a população. “Uma das mais importantes, para mim, que sou feirante, sou produtor rural, é a construção da nova Feira do Passarão, além da revitalização do Totozão e a recuperação do Parque Anauá”.

Texto: Angra Soares

Fotos: Eduardo Andrade e Nonato Sousa