ESTABILIDADE
Assembleia Legislativa empossa últimos aprovados no concurso de 2018

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) empossou nesta quarta-feira (6) cinco aprovados no concurso público de 2018. A solenidade ocorreu no Plenário Noêmia Bastos Amazonas. Em menos de um ano, desde o início da atual gestão, esse é o terceiro chamamento de novos servidores.

O presidente da Assembleia, Soldado Sampaio (PCdoB), deu as boas-vindas aos novos profissionais e ressaltou que, ao assumir a presidência, se reuniu com os demais deputados e a Mesa Diretora para dar seguimento às fases do concurso. “Estamos desenvolvendo uma política de valorização do servidor e, neste quesito, entrou o chamamento dos servidores de um concurso que já vinha sendo visto sem solução. Decidimos convocá-los para fortalecer o quadro de profissionais”, destacou o parlamentar.

Ainda de acordo com Sampaio, a missão dos empossados “é olhar pelo povo”. “Nós, parlamentares, somos passageiros. Nós saímos e vocês continuam. Então, o que peço, é uma atenção especial à população”.

A solenidade de posse dos servidores foi transmitida pela TV Assembleia (canal 57.3) e redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr), e acompanhada de perto por familiares convidados a celebrar a realização de um sonho de quem se dedicou aos estudos para ser aprovado.

Amanda Hanna Bamberg Ribeiro, Flavianne Fontinele de Albuquerque, Eduarda Silva dos Santos e Adrielly dos Santos Nascimento foram empossadas como assistentes legislativas. José Francisco da Silva tomou posse como contador devido à vacância de cargo na Assembleia Legislativa. Os servidores efetivos fizeram juramento e assinaram o termo de posse. Eles terão até 15 dias para iniciar as atividades.

Emoção e agradecimentos

A emoção foi visível nos gestos e discurso de José Francisco da Silva, de 35 anos. Da tribuna, o novo contador da Casa Legislativa falou em nome dos colegas que estão ingressando no serviço público. “Hoje, 6 de outubro, para muitos é uma data qualquer, mas para cada empossado, seus familiares e amigos, representa a materialização de um sonho. Tudo começou em 2018, com a publicação do edital do concurso, realização das provas e homologação. De lá para cá, foram muitas idas e vindas e, principalmente, promessas não cumpridas”, destacou.

José Francisco agradeceu o empenho e o compromisso de todos os servidores. “Este ato é a materialidade de um sonho, o qual ‘esperamos no Senhor’, conforme o Salmo bíblico, e foi quando o novo presidente assumiu e a angústia deu lugar à esperança e a promessa, à realidade. Agradecemos ao presidente por fazer valer a lei”, ressaltou, se referindo a Soldado Sampaio.

Deputados acompanham posse

O deputado Renan (Republicanos) parabenizou os empossados e familiares, citando a dificuldade e concorrência para passar em um concurso público. A deputada Catarina Guerra (SD) relembrou que a posse dos concursados foi uma das primeiras pautas discutidas pelo presidente da Casa e destacou que o ato é um marco em época de pandemia que faz a diferença na vida dos novos servidores.

Já a deputada Aurelina Medeiros afirmou se tratar de “uma vida pública que se inicia”. “Vocês [servidores] fazem parte ainda dos primeiros concursos da Casa e vão ajudar a construir a história do Poder Legislativo”.

Texto: Amanda Teixeira

Foto: Nonato Sousa e Eduardo Andrade