Pular para o conteúdo

JUBILEU DE PRATA
Comitiva da Unale recebida pela Assembleia Legislativa convida Gabriel Picanço para compor diretoria

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), recebeu das mãos da presidente da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), deputada Ivana Bastos (PSD-BA), o troféu pelos 25 anos da entidade. O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (22), na sala da presidência do Poder Legislativo.

A comitiva, composta ainda pelo primeiro-tesoureiro, deputado Diogo Moraes (PSB-PE), e pelo conselheiro gestor Fabiano Geremia, percorreu os estados da região Norte para entrega do símbolo Jubileu de Prata e do convite para participação da 24ª Conferência Nacional da Unale, que acontece de 24 a 26 de novembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com o tema “Unale 25+ Presente – Redesenhando os Caminhos do Parlamento”.

“A Assembleia Legislativa de Roraima sempre se fez presente nesses 25 anos da Unale, sempre representou bem a Casa e eu fiz questão de vir aqui, pois vejo que sempre escolhem a região Norte, e agradecer esse apoio”, ressaltou a presidente da Unale, Ivana Bastos.

O tema da conferência é alusivo ao “novo normal”. “Será uma troca de experiências das Assembleias, como elas vão trabalhar o pós-pandemia para que nós possamos ter como compartilhar novos projetos. Tenho certeza de que a Assembleia Legislativa de Roraima estará presente na nossa conferência”, disse a presidente.

A presença da Assembleia de Roraima foi confirmada pelo presidente Soldado Sampaio. “A Unale tem um papel importante porque ela reúne todos os Legislativos estaduais do Brasil e promove muitos debates”, destacou.

Sampaio ficou surpreso com o convite feito ao deputado Gabriel Picanço (Republicanos) para compor a chapa para a vice-presidência da entidade na gestão de 2022. “Isso muito nos honra em ter um deputado de Roraima dentro da diretoria da Unale”, afirmou, acrescentando ter pedido para que na conferência deste ano seja debatida a Reforma Tributária e a situação emergencial vivenciada por Roraima devido à imigração venezuelana.

O deputado Gabriel Picanço é tesoureiro da Unale. “São quatro vice-presidentes, um para cada região, e eu fico muito orgulhoso por este convite, por ter sido reconhecido por todos eles [deputados da região Norte]”.

No encontro, a comitiva debateu com os deputados de Roraima Catarina Guerra (SD), Neto Loureiro (PMB), Betânia Almeida (PV), Aurelina Medeiros (Pode) e Tayla Peres (PRTB) sobre as pautas do próximo encontro, entre eles o retorno das atividades parlamentares híbridos ou presenciais nas Assembleias, imunização e leis na pandemia.

O primeiro-tesoureiro, deputado Diogo Moraes, destacou a parceria do Legislativo roraimense e a participação nas ações da entidade. “É muito importante esse debate, como dizem ‘o novo normal’, qual será o comportamento das Assembleias com o público, as sequelas da covid, como vamos tratar nossas reuniões, como enxergarmos a educação brasileira que parou por dois anos, como vamos tratar a economia com a reforma tributária?”, apontou.

A deputada Yonny Pedroso (SD) é secretária estadual de Roraima na Unale. “Temos participação em massa e esse momento de debate, juntamente com deputados de todo o Brasil, é de muito conhecimento entre os Estados de todos os cantos do País”.

Depois do encontro, os membros da Unale conheceram a Galeria Lilás, espaço em homenagem às mulheres parlamentares que passaram e/ou permanecem no Legislativo estadual, e o Espaço Cultural Malu Campos, localizado na entrada do Poder Legislativo, indicado para exposições e eventos culturais.

No plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, o presidente da Casa, Soldado Sampaio, mostrou o sistema de votação eletrônico utilizado para deliberação de matérias durante as sessões, implantado na ALE-RR em parceria com o Senado Federal.

Agenda em Roraima

Ainda na tarde desta sexta-feira, os integrantes da Unale, acompanhados dos parlamentares, seguiram uma agenda no Governo do Estado e na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima).

Unale

A Unale é composta por 27 Casas Legislativas, com 1.059 deputados estaduais filiados à entidade.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade / Nonato Sousa

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas