Pular para o conteúdo

RESPEITO E IGUALDADE
Audiência pública na Assembleia Legislativa vai debater sobre Dia da Consciência Negra

Deputados aprovaram nesta quarta-feira (17) a realização de uma audiência pública, a partir das 15h desta sexta (19), referente ao Dia Nacional da Consciência Negra. O evento acontece no Plenário Noêmia Bastos Amazonas e será transmitido pela TV Assembleia, canal 57.3, e redes sociais do Parlamento (@assembleiarr). A matéria é de autoria do deputado Jalser Renier (SD).

Combate ao racismo, respeito ao próximo e a participação democrática sem distinção de cor serão temas debatidos na audiência pública. “Esse cenário na Assembleia [Legislativa] é tão somente para conscientização, primeiro pelo respeito, e segundo por estar sempre preocupado com os debates democráticos”, destacou Jalser Renier.

Para o evento, foram convidados representantes de organizações não governamentais ligadas ao combate ao racismo, de religiões afro-brasileiras, saúde mental e de movimentos jovens negros e indígenas. Haverá apresentação musical com a banda Guy-Bras e MC Frank.

Dia nacional

O Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares foi instituído no Brasil pela Lei nº 12.519/2011 e é celebrado anualmente em 20 de novembro. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, escravo e líder do Quilombo dos Palmares, ocorrida em 1695 enquanto defendia a comunidade e lutava pelos direitos do povo negro. Ele virou referência de resistência no Brasil.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza/ Tiago Orihuela

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas