Pular para o conteúdo

UNALE 2021
Deputados de Roraima são eleitos para nova diretoria do Parlamento Amazônico

Parlamentares estaduais que fazem parte dos nove estados da Amazônia Legal elegeram na tarde desta quarta-feira (24) a nova diretoria do Parlamento Amazônico durante a 24ª Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que ocorre em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, até sexta-feira.

A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) foi eleita secretária-geral; Tayla Peres (PRTB), primeira-secretária; Evangelista Siqueira (PT), secretário de Direitos Humanos; e Gabriel Picanço (Republicanos), membro do Conselho Fiscal para o biênio 2022-2023. Durante a reunião que escolheu os novos integrantes do Parlamento Amazônico, foram debatidos temas comuns entre os estados, como a crise energética e a emenda parlamentar impositiva.

“O problema energético de Roraima é o mesmo enfrentado no Amazonas, Rondônia, Amapá e Tocantins. A empresa que opera em nosso Estado é a mesma que comprou a concessão nesses outros, e vamos lutar para que essa empresa seja responsabilizada pelo péssimo serviço prestado à nossa população”, disse Gabriel Picanço. O parlamentar também destacou a crise migratória que Roraima enfrenta nos últimos anos e cobrou do governo federal políticas de interiorização mais eficientes.

Lenir é uma deputada atuante no Parlamento Amazônico. Como secretária-geral, ela afirma que vai intensificar as discussões que envolvem sustentabilidade, desmatamento, energia e regularização fundiária. “Tenho bastante experiência no Parlamento Amazônico e estou à disposição para fazer um grande trabalho na Amazônia Legal”, assegurou.

 

Evangelista Siqueira já presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e agora vai levar um pouco da experiência para o Parlamento Amazônico.

“Quando nós discutimos juntos e buscamos algumas alternativas de resolução, avançamos nas nossas demandas e quem ganha com isso é a população”, afirmou. Siqueira reforçou que os governos precisam efetivar a execução das emendas parlamentares, que são gargalos em todos os parlamentos.

 

Deputada de primeiro mandato, Tayla Peres tem acompanhado as discussões emblemáticas de Roraima e reconhece a importância da união dos estados. “Com essa troca de experiência, podemos levar para o nosso Estado muitas soluções, principalmente da energia”, disse.

 

Neto Loureiro, que preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, salientou que esse encontro é fundamental para garantir que os problemas de Roraima cheguem até o Congresso Nacional.  “A reunião do Parlamento sempre vem para unir forças, para que a gente possa atuar melhor no nosso Estado e buscar soluções para os problemas da região”, ressaltou.

 

O deputado Renato Silva acompanhou de perto as discussões dos temas.

 

 

 

A nova presidente eleita do Parlamento Amazônico, Edna Auzier (PSD-AP), traz na bagagem a experiência da atual gestão, uma vez que é vice-presidente do colegiado.

“Temos pautas importantíssimas para discutir e que estão paradas em razão da pandemia. Mas não há dúvida de que todos os estados da região enfrentam problemas comuns. Precisamos desenvolver, preservar, mas dar segurança à população”, afirmou, ao se referir à regularização fundiária, manejo florestal e desenvolvimento da economia com preservação e sustentabilidade.

Texto: Marilena Freitas

Enviada especial a Campo Grande – MS 

Foto: Eduardo Andrade

Enviado especial a Campo Grande -MS

SupCom ALE-RR 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas