UNALE 2021
Deputado Gabriel Picanço destaca participação de deputados de Roraima em conferência

A participação dos deputados de Roraima durante a conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, de 24 a 26 de novembro, foi destaque do parlamentar Gabriel Picanço (Republicanos) ao usar a tribuna na sessão plenária da Assembleia Legislativa (ALE-RR) desta quarta-feira (30).

A conferência reuniu deputados e servidores dos Legislativos de todo o país para troca de experiências e capacitação em prol do desenvolvimento dos estados. Picanço foi eleito vice-presidente da Unale região Norte e conselheiro fiscal do Parlamento Amazônico para o biênio 2022-2023.

“Hoje, represento os nove estados da Amazônia Legal pela Unale. Um sentimento de grande orgulho e alegria para o Estado”, afirmou o deputado.

A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) foi eleita secretária-geral do Parlamento Amazônico; Tayla Peres (PRTB), primeira-secretária; e Evangelista Siqueira (PT), secretário de Direitos Humanos.

Demandas

Picanço também destacou a presença na Unale da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Facchin, além de agradecer às equipes de Comunicação e de Cerimonial da Assembleia pelo apoio ao evento e abordar demandas apresentadas pelos deputados estaduais a parlamentares federais na Unale, com foco para a questão migratória.

“Foi um evento de grande importância para o Brasil e para Roraima, no qual tivemos a oportunidade de discutir no Parlamento Amazônico e pedir apoio do povo brasileiro, por meio dos deputados federais e dos senadores da República, para que o Brasil nos ajude a resolver o problema migratório que estamos enfrentando no nosso Estado”, falou o deputado.

A deputada Yonny Pedroso (Solidariedade) parabenizou o deputado e agradeceu às equipes da Assembleia Legislativa pelo apoio, ressaltando a importância da conferência. “O evento foi muito importante e nos ajudou a saber o que tem acontecido nas Assembleias de todo o país”, complementou a deputada.

Gabriel Picanço chamou a atenção para a questão energética de Roraima e ressaltou também que Rondônia, Amazonas e Amapá, que tiveram as concessões de energia privatizadas, apresentam indícios de irregularidades em todo o processo e que os presidentes das comissões desses estados estão dispostos a contribuir para os trabalhos da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) roraimense.

“Certamente, para Roraima será uma bênção levar isso à frente com o modelo de outros estados”, ressaltou a deputada Betânia Almeida (PV), presidente da CPI que investiga irregularidades no setor energético.

Texto: Winicyus Gonçalves

Foto: Alfredo Maia/ Marley Lima