Pular para o conteúdo

CAMPANHAS
Betânia Almeida chama a atenção para prevenção de ISTs e câncer de pele, e violência contra a mulher

A deputada Betânia Almeida (PV) usou a tribuna nesta quarta-feira (1º) para destacar campanhas de saúde que ocorrem neste mês. Entre elas, estão o Dezembro Vermelho, que chama a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e o Dezembro Laranja, que reforça os cuidados contra o câncer de pele. A parlamentar abordou ainda o movimento “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, iniciado em 25 de novembro e que segue até o próximo dia 10.

“Temos muito com que nos preocupar. São três campanhas de fundamental importância para a qualidade de vida da nossa população”, afirmou a deputada.

 

Câncer de pele 

Conforme dados apresentados pela parlamentar durante discurso, Roraima registrou mais de 780 casos de câncer de pele em 2020, com a maior incidência no público feminino. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a doença que atinge o maior órgão do corpo humano é a mais recorrente em todo o mundo.

“Não podemos esquecer que moramos acima da linha do Equador e que o melhor remédio é a prevenção, com a aplicação de protetor solar e exames de rotina. Previnam-se. Sabemos que a prevenção custa mais barato”, advertiu a parlamentar.

ISTs 

 

A campanha Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei Federal 13.504/2017, que propõe uma grande mobilização nacional contra a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), chamando a atenção da sociedade para a prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas que convivem com o vírus.

“A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV e das demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde [SUS], de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais”, complementou a parlamentar.

 

Ativismo 

 

Os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma campanha anual e internacional coordenada pela ONU (Organização das Nações Unidas) que vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em Roraima, a iniciativa partiu da deputada Yonny Pedroso (SD), responsável pelo Requerimento nº 162/2021, que trata da iluminação da área externa da Assembleia Legislativa (ALE-RR) em laranja, cor mundial alusiva ao combate à violência doméstica.

Na terça-feira (30), uma equipe da Procuradoria Especial da Mulher fez panfletagem em frente ao prédio do Poder Legislativo e na Avenida Mário Homem de Melo para reforçar a campanha pelo fim da violência contra a mulher.

Texto: Winicyus Gonçalves

Foto: Jader Souza/ Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas