ENSINO PRESENCIAL
Escolegis oferta 100 vagas em aulas preparatórias para concurso da Polícia Civil

A Escola do Legislativo (Escolegis) ofertará cem vagas em curso preparatório para o concurso da Polícia Civil de Roraima (PCRR). As inscrições poderão ser feitas gratuitamente na quarta-feira (18), pelo site da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Segundo a presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União), o curso foi desenvolvido estrategicamente para atender à necessidade da população e aumentar as chances de aprovação. “A escola busca atender à demanda. Esse curso foi muito solicitado e nós pensamos com toda cautela e responsabilidade para ofertar de forma correta a fim de fazer o diferencial e esses alunos serem aprovados no tão sonhado concurso”, disse a deputada.

De acordo com o diretor da Escolegis, Brenno Carvalho, o curso marca a volta da modalidade presencial na instituição. “A Escola do Legislativo, visando ao concurso tão aguardado da Polícia Civil, está abrindo algumas vagas para esse curso preparatório. Lembramos que estamos retomando as atividades presenciais, então começaremos com esse número reduzido de cem vagas”, explicou o diretor.

Curso preparatório

As aulas do preparatório serão na unidade da Escolegis do Santa Luzia, localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoa, número 1313. O curso inicia no dia 23 de maio e terá duração de três meses. As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h.

“Todo o material didático será ofertado pela Escolegis. Após a conclusão das aulas presenciais, vamos lançar também um curso voltado para a Polícia Civil, só que na modalidade EaD [ensino a distância]. Então, são várias oportunidades para se capacitar”, enfatizou o diretor.

Serão ministradas dez disciplinas, sendo: Noções de Direito Constitucional; Conhecimentos de Informática; Noções Básicas de Língua Espanhola; Língua Portuguesa; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Penal; Noções de Direito Processual Penal; Redação; Noções de Arquivologia e Noções de Estatística.

Como se preparar

Aguardado com expectativa pelos concurseiros de Roraima, as provas do concurso ocorrerão em dois fins de semana de agosto, nos dias 6 e 7 e 13 e 14. Para aqueles que não conseguirem garantir uma vaga no curso da Escolegis, o professor de Direito Penal João Evangelista explica que a preparação em casa também é possível.

“Todo e qualquer estudo requer planejamento e dedicação. Organize-se primeiramente avaliando suas possibilidades de aprovação por meio de uma leitura sistemática do edital. Ou seja, faça uma escolha de cargo consciente, observando seu nível de estudo, tempo disponível para a preparação e condições físicas atuais”, disse o professor.

Ele explica ainda que é importante reservar um local confortável e silencioso para os estudos, além de manter um hábito. “Você vai precisar passar boas horas do dia sentado fazendo leituras. Reserve um tempo para a solidão. O estudo requer leituras solitárias, resolução de questões de forma individual, com disciplina. Isto é, crie uma rotina de estudos diários.”

Também é necessário ter atenção ao material de estudo. O conteúdo deve ser selecionado após análise do edital e exercitado por meio de simulados. “Selecione seu material de estudos analisando os tópicos do edital. Faça uma pesquisa sobre apostilas de resumo contendo ‘lei seca’, teoria e questões. Participe de simulados, observe seu rendimento gradativamente e não desanime no começo, pois a parte mais difícil é essa”, destaca.

Além disso, o professor ressalta que cuidar da saúde física e mental também deve fazer parte do processo de preparação para o concurso. “Mantenha uma boa alimentação e boas horas de sono, você vai precisar estar com boa saúde. Nada de excessos durante a preparação. Reserve intervalos de descanso durante as horas diárias de estudo. Por exemplo, a cada duas horas, dez minutos de descanso”, explicou.

O caminho pode ser longo e difícil, mas o professor garante que a dedicação levará ao resultado esperado. “Identifique seus limites, mas aceite o sacrifício e tenha foco! Não desista, acredite e tenha determinação. A aprovação é apenas questão de tempo”, concluiu Evangelista.

Concurso da PCRR

O concurso oferta 175 vagas, distribuídas entre os cargos de delegado, médico-legista, escrivão, agente de polícia, perito papiloscopista, perito criminal, auxiliar de necropsia e odontolegista.

As inscrições podem ser feitas até 12 de junho, pelo site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp), banca responsável pelo concurso. A taxa de inscrição varia de R$ 80 a R$ 350.

A seleção terá duas etapas. A primeira será composta de prova objetiva de conhecimentos gerais específicos, prova discursiva, exame psicotécnico, avaliação de saúde, teste de aptidão física, prova de títulos e investigação social.

A segunda etapa será o curso de formação profissional, com duração de quatro meses e prova final. Todas as etapas serão realizadas em Boa Vista.

Texto: Juliana Dama

Fotos: Marley Lima