Pular para o conteúdo

EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Deputados aprovam PL de acessibilidade em espaços públicos e comerciais

Garantir acessibilidade para pessoas com deficiência, gestantes e idosos em estabelecimentos comerciais e públicos de Roraima é o que prevê o Projeto de Lei (PL) nº 05/2021, de autoria da deputada Betânia Almeida (PV), aprovado por 17 votos, na sessão desta quarta-feira (22). Além do acesso facilitado, a norma prevê audiodescrição, legendagem descritiva e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

A medida é obrigatória em escolas, restaurantes, casas de show, shopping centers, cinemas, teatros, museus e estabelecimentos similares, que devem dispor de recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência nos recintos destinados ao ensino e à exibição pública.

“Nossa proposta é sensibilizar, tanto o poder público quanto os comerciantes e a população de uma forma geral, sobre a importância de garantir meios de acessibilidade para a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência, em todos os locais, de forma igualitária. Aqui na Assembleia Legislativa, nós já usamos essa metodologia, que é a linguagem dos sinais, sinalização para os visitantes e rampas de acesso. Mas, apesar dos avanços, ainda há muito o que conquistar”, destacou a autora do PL.

 

De acordo com a matéria, qualquer pessoa poderá denunciar o descumprimento da lei, por meio de suas entidades representativas que, por sua vez, devem acionar os estabelecimentos infratores.

Foto: Eduardo Andrade/ Jader Souza

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas