Pular para o conteúdo

‘VIVA A VIDA’
Centro de Convivência da Juventude promove programação sobre saúde mental para adolescentes

O Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu na manhã deste sábado (12) o evento “Viva a Vida – Seja sua melhor versão”. Por meio de palestras, dinâmicas e oficinas de dança, o projeto abordou os temas saúde mental, autoestima e valorização da vida com os adolescentes de 12 a 17 anos atendidos pela instituição.

 

“O projeto tem o objetivo de desenvolver na criança e no adolescente a autoestima, e, nesse contexto, vamos trabalhar também com a ansiedade e depressão. O que observamos aqui no Centro de Convivência da Juventude é que temos muitos alunos que sofrem com esses transtornos, e um dos motivos também é a questão da autoimagem, da autoconfiança, além dos conflitos familiares”, explicou a diretora, Beatriz Vasconcelos.

 

 

A psicóloga do Centro de Convivência da Juventude, Aecyane Marinho, foi uma das palestrantes e conversou com os adolescentes sobre como identificar a ansiedade e depressão e a importância de buscar ajuda.

 

“Já fazemos esse atendimento e acompanhamento com os alunos e observamos que a maioria deles vem em busca de atendimento psicológico em razão de conflito familiar, que muitas vezes gera ansiedade e depressão. A gente percebe que as famílias perderam esse convívio, essa dinâmica, e é necessário ter uma harmonia familiar, então buscamos passar isso para eles”, afirmou a psicóloga.

 

 

O evento teve a parceria de estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que também palestraram sobre saúde mental.

 

 

 

 

“O curso de Medicina tem como um de seus pilares o retorno à sociedade, em que se baseia em não restringir conhecimento apenas à sala de aula, tornando esse conhecimento público e trazendo à população informações mais abrangentes sobre o que são os transtornos de ansiedade. Dessa forma, a gente veio aqui interagir, conversar e explicar quais são os sintomas de ansiedade, mostrar aos adolescentes que uma palpitação às vezes não é um problema no coração, mas sim um excesso de pressões sociais”, ressaltou a acadêmica Eloane Almeida.

 

Para a aluna de jiu-jitsu Oriana Sanchez, de 13 anos, falar sobre saúde mental com profissionais faz a diferença. “Não é normal a gente ver esses assuntos na escola e ficamos perdidos, então acho muito bom uma psicóloga falar com a gente para entendermos mais sobre isso”, afirmou.

 

Além da ajuda profissional, a aluna de k-pop Emanuela Maia, de 16 anos, reforçou a importância de ter uma rede de apoio, com pessoas dispostas a ouvi-la.

 

“Tenho uma certa dificuldade em desabafar, as minhas amigas falam que eu preciso conversar com elas, até porque eu sempre as ajudo como posso. Então eu realmente procuro ajuda quando preciso, seja para conselho ou que me ouçam. Ter esse apoio é essencial e gosto muito”, disse Emanuela.

 

Centro de Convivência da Juventude

 

O Centro de Convivência da Juventude faz parte da Superintendência de Programas Especiais, criado pela Resolução Legislativa nº 026/2021 da ALE-RR. A proposta é atender crianças, jovens e adultos, com atividades de cultura, lazer, música, esporte, inclusão digital e qualificação profissional, além de ações sociais e comunitárias de empreendedorismo, formação política e prevenção contra o uso de drogas ilícitas.

 

A sede do Centro funciona na Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 1.370, bairro Buritis.

 

Além da sede, o programa tem quatro polos na capital: Escolegis – Avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade; Escolegis Pintolândia – Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313, bairro Santa Luzia; Arena Futebol do Asa Branca – Travessa Valter Carneiro, nº 35, Asa Branca, e polo do bairro Pedra Pintada, na Avenida Diamante, número 1227.

 

A unidade do Poder Legislativo também oferta atividades no interior:  em Caroebe, na BR-210, sem número, Centro; em Mucajaí, na Avenida Padre Ricardo Silvestre, número 460, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo Call Center (95) 3198-1600.

 

Texto: Juliana Dama

SupCom ALERR 

Foto: Jader Souza

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas