Pular para o conteúdo

ARTES E CIÊNCIAS
Assembleia Legislativa recebe exposição fotográfica sobre belezas de Alto Alegre

A fauna e a flora retratadas por alunos, professores e comunidade do município de Alto Alegre. A II Exposição Fotográfica de Ciências “As belezas de Alto Alegre em um click” reproduz as paisagens naturais da cidade roraimense e estão dispostas para visitação, das 7h30 às 13h30, no espaço Maria Luiza Vieira Campos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

 

As 24 fotografias expostas no hall da ALE-RR são fruto do projeto educacional de iniciação científica do município e retratam o espaço geográfico de Alto Alegre, com destaque para os animais e flores da região.

 

“A ideia é associar as artes aos nossos projetos de pesquisa, porque a gente trabalha com feiras de ciência, robótica, experimentos de química, física e biologia e não tinha nada voltado às artes. Foi a maneira que encontramos de valorizar o município e incluir artes no trabalho de iniciação científica”, explicou a coordenadora das feiras de ciência de Alto Alegre, Marilene Kreutz.

 

 

 

 

 

A servidora pública Natasha Almeida prestigiou a exibição de fotografias e aprovou a iniciativa. “Achei interessante, porque eu já estive em Alto Alegre e não tinha visto essas belezas naturais. Isso me incentivou a querer conhecê-las pessoalmente”, afirmou.

 

 

 

Lançamento do livro

 

Também está disponível para a população o livro “Iniciação Científica na Educação Básica: Feiras de Ciências no Município de Alto Alegre”, que reúne nove anos de atividades do projeto e envolveu alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

A obra é editada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e conta com dez artigos científicos sobre as experiências de professores em desenvolver e executar os projetos de pesquisas na educação infantil.

 

“O livro tanto serve para inspirar outros professores como também está sendo usado nos cursos de licenciatura das universidades, porque explica como trabalhar iniciação científica na educação básica”, ressaltou Marilene Kreutz, uma das organizadoras da obra.

 

Para interessados em obter um exemplar do livro, há um QR Code disponível para ser baixado gratuitamente no espaço onde ocorre a exposição. Algumas cópias físicas do livro também estão sendo ofertadas.

 

Espaço Cultural da ALE-RR

 

A exposição fotográfica ocorre em um local da Assembleia Legislativa que é destinado para as mais diversas manifestações culturais do Estado. Desde 2021, o Espaço Maria Luiza Vieira Campos, localizado no hall do Parlamento, é reservado para a realização de eventos de cunho educativo, cultural, artístico e científico da sociedade roraimense.

 

Exposições fotográficas sobre o protagonismo feminino no Poder Legislativo, campanha Outubro Rosa e meio ambiente foram alguns dos temas mostrados no local. Recentemente, o espaço recebeu a mostra fotográfica sobre a capoeira promovida pelo Instituto Biriba.

 

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Álvaro Botelho/ Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas