MAIS QUATRO ANOS
Denarium é empossado governador em solenidade na ALE-RR e promete concursos públicos

O empresário Antonio Olivério Garcia de Almeida (PP), mais conhecido como Antonio Denarium, foi empossado governador de Roraima na tarde deste domingo (1º) em uma solenidade na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR). O engenheiro civil Edilson Damião (Republicanos) tomou posse como vice-governador.

A cerimônia se iniciou às 16h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, e foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). Após proferir o compromisso constitucional, Denarium e Damião assinaram o termo de posse.

Sampaio destacou que nos últimos quatro anos o governo desempenhou um trabalho memorável, e que isso é motivo de alegria e de comemoração.

“Não podemos deixar de registrar e reconhecer o seu desempenho como governador de Roraima, que transformou o Estado. Hoje, temos orgulho de andar pelos quatro cantos de cabeça erguida, pois vemos a presença do governo estadual em várias ações, seja na saúde, educação, segurança, fortalecimento jurídico do setor primário e segurança jurídica das terras”, disse o presidente da ALE-RR no ato da posse.

Após serem empossados, Denarium e Damião seguiram a pé para o Palácio Senador Hélio Campos, na Praça do Centro Cívico, acompanhados da Guarda de Honra da Polícia Militar de Roraima (PMRR), para o recebimento da faixa. Centenas de pessoas os esperavam no local.

A cerimônia de Aposição de Faixa Governamental representa a troca de poder. Como se trata de uma reeleição, o ato, para o qual foi convidada a família de Denarium, é mantido como renovação dos compromissos firmados pelo governador com o Estado.

Reeleito no primeiro turno com 163.167 votos (56,47%), durante a cerimônia o governador recebeu honrarias militares, presentes (como uma Bíblia), um pote de grãos – em referência à produtividade da agricultura familiar indígena e não indígena -, passou a tropa em revista e foi abençoado pela pastora Edna e pelo padre Revislande Araújo.

Antonio Denarium relembrou quando assumiu o governo pela primeira vez e destacou a situação caótica que encontrou.
“Peguei um Estado sem rumo, perspectiva e dignidade, alvo de escândalos e desacreditado. Nesses quatro anos, buscamos resolver a crise financeira e minimizar o impacto das três ondas da pandemia”, afirmou, ao se referir à crise migratória e aos gargalos que impediam o desenvolvimento de Roraima, além da covid-19.

Ele fez uma prestação de contas e agradeceu a parceria com a Assembleia Legislativa de Roraima. “Estou orgulhoso das nossas conquistas, mas consciente de que a minha responsabilidade para os próximos quatro anos representa a esperança de milhares de roraimenses. Este mandato será de muito trabalho e muita luta para entregar o melhor para a nossa população”, afirmou.

Durante entrevista coletiva, ele reforçou que a parceria do Executivo com o Legislativo é fundamental para a aprovação de matérias que beneficiem a população, bem como o diálogo com os demais Poderes, prefeituras e governo federal.

“Esse nosso relacionamento é muito bom e vamos dar continuidade, porque temos os melhores programas e projetos nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e saneamento básico. Temos que continuar aplicando corretamente o dinheiro público. Vamos realizar concurso para as áreas de saúde, educação e para o quadro geral do Estado”, prometeu, ao destacar que dividirá o trabalho com o vice-governador.

Edilson Damião destacou que deve continuar na Secretaria de Infraestrutura. “Porém, agora fazendo um papel mais político ao lado do governador, articulando com os prefeitos e nossos deputados federais. Além da obra do Parque Anauá, queremos ampliar o Hospital Geral de Roraima com mais um bloco, pavimentar e recuperar vicinais e construir prédios públicos.

Segurança

Devido à quantidade de pessoas e para manter a ordem, as ruas em torno do Palácio Senador Hélio Campos foram interditadas.

O trânsito foi fechado nas avenidas Nossa Senhora da Consolata, em direção ao bairro Centro e na Ville Roy, do Centro Cívico até a Rua Coronel Pinto.

O esquema de segurança contou com o apoio de quatro viaturas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e 12 agentes em pontos estratégicos para manter a organização e fluxo.

Viaturas e barreiras foram colocadas no perímetro da Assembleia Legislativa e do Palácio Senador Hélio Campos para evitar o acesso de veículos. A PMRR e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) reforçaram a segurança da população e das autoridades.

Texto: Marilena Freitas

Foto: SupCom ALE-RR