NOVA DIREÇÃO
Oleno Matos é o novo defensor público-geral do Estado

Em solenidade desta segunda-feira (2), o defensor Oleno Matos tomou posse no cargo de defensor público-geral do Estado para o biênio 2023-2025, em solenidade realizada na sede da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), localizada no centro de Boa Vista. Além dele, para compor a nova Administração Superior do órgão, também tomaram posse os defensores Natanael Ferreira, como subdefensor público-geral, e Francelino de Souza, ao cargo de corregedor-geral.

A cerimônia ocorreu com a presença de várias autoridades de Roraima, a exemplo dos deputados Marcos Jorge (Republicanos) e Gabriel Picanço (Republicanos), este representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos).

“É uma honra estar aqui representando a ALE-RR e quero dizer da nossa alegria em ter o doutor Oleno Matos como novo defensor público-geral. Tenho certeza de que ele vai levar o trabalho que as pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade precisam, sobretudo aquelas que não conhecem seus direitos”, afirmou Picanço.

Neste ano, Matos chega ao terceiro mandato como dirigente da instituição. Ele relata quais os percalços a serem vencidos para levar ainda mais assistência jurídica aos que mais necessitam.

“O principal desafio é expandir as nossas ações para os sete municípios que a Defensoria não está presente. Então, queremos alcançar esse propósito junto com o Governo do Estado e ALE-RR, e melhorar a DPE-RR no aspecto orçamentário, para que tenha mais servidores, mais defensores e assim atender toda a população que precisa”, argumentou o novo defensor público-geral.

O procurador-geral da ALE-RR, Paulo Hollanda, afirma que foi servidor da Defensoria Estadual e, por isso, conhece de perto a competência do novo dirigente da DPE-RR.

“Fui consultor jurídico desta casa na primeira vez que o Dr. Oleno foi conduzido ao cargo de defensor público-geral. Com toda vasta experiência que ele tem e também por ter sido deputado estadual, tenho certeza de que a Defensoria só tem a ganhar nos próximos dois anos em que ele estará à frente da instituição”, pontuou Holanda.

Na solenidade de posse, estiveram presentes também o governador do Estado, Antonio Denarium (PP), o presidente do Tribunal de Justiça (TJRR), desembargador Cristóvão Suter, a procuradora-geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, e o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB).

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Jader Souza