TRABALHO PERMANENTE
Deputada Joilma Teodora assume comando da Procuradoria Especial da Mulher

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Ato 07/2023, empossou nesta quinta-feira (12) a deputada Joilma Teodora (Podemos) no cargo de procuradora especial da Mulher, programa ligado à Superintendência de Programas Especiais da Casa.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ratificou o compromisso da Casa no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

“Esse debate é permanente e tem o apoio da Mesa Diretora. A Assembleia tem um posicionamento radical e completamente oposto a qualquer ato de violência contra a mulher. Continuaremos empenhados em debater e aprovar as leis necessárias para o enfrentamento e erradicação desse mal em nosso Estado”, afirmou.

A parlamentar frisou que recebeu com “satisfação” do presidente do Poder Legislativo a responsabilidade de ficar à frente do órgão.

“É um grande desafio, pois sabemos que a criminalidade contra o público feminino é notória em nosso Estado, mas tenho certeza de que, com muito trabalho e dedicação, manteremos sempre o bom diálogo com as instituições parceiras, principalmente, os órgãos ligados à Justiça, com a elaboração de projetos e ações para o combate ao feminicídio e a todos os tipos de violência contra a mulher”, salientou.

Teodora foi a única mulher eleita no pleito de 2022 e faz parte da bancada feminina da atual legislatura com outras quatro parlamentares reeleitas (Angela Águida Portella – PP, Aurelina Medeiros – PP, Catarina Guerra – União e Tayla Peres – Republicanos).

O órgão

Criada em 2016, a Procuradoria Especial da Mulher tem a missão de incentivar mulheres a romperem ciclos de violência doméstica, bem como outras violações de direitos, por meio de atendimento multidisciplinar (psicológico, social, jurídico, orientação e informação) e ações de cidadania.

O Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) existe desde 2009, sendo integrado à procuradoria. A unidade disponibiliza às vítimas de qualquer tipo de violência acolhimento, atendimento jurídico, psicológico, social e garante direitos assegurados pela Lei Maria da Penha.  Também desenvolve ações de prevenção, como capacitação de profissionais do serviço público.

O contato com o Chame pode ser presencial ou remoto, por meio do Zap Chame (95) 98402-0502. Qualquer pessoa pode e deve denunciar ou pedir ajuda. A identidade e a denúncia serão mantidas em sigilo.

Em Boa Vista, os interessados podem procurar o prédio localizado na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para o almoço).

Em Rorainópolis, os atendimentos ocorrem na Rua Senador Hélio Campos, sem número, BR-174, próximo à rodoviária, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima/ Nonato Sousa