REPRESENTATIVIDADE
Deputado Gabriel Picanço assume Tesouraria-Geral da Unale

Durante a reunião da Diretoria Executiva da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) ocorrida de forma híbrida nesta quinta-feira (16), o deputado Gabriel Picanço (Republicanos-RR) foi empossado, de forma temporária, como tesoureiro-geral da entidade, após licença do deputado Luis Tchê (AC).

A reunião foi conduzida pelo presidente da Unale, Diogo Moraes (PSB-PE), em Brasília, com a participação de diversos parlamentares de Estados brasileiros, tanto de forma presencial, como remota. Além de Picanço, a deputada Catarina Guerra (União) representou Roraima no segundo encontro da Diretoria Executiva gestão 2023.

“Depois do presidente, sou eu”, brincou Gabriel Picanço e acrescenta que acompanhará a movimentação financeira da entidade. Para ele, é um desafio a ser encarado com maestria. E aproveitou para convidar os deputados ainda não filiados para unir forças em prol de todos os Estados.

Picanço foi eleito segundo tesoureiro, mas assumiu a Tesouraria-Geral com o afastamento de Luis Tchê que deixou a Assembleia Legislativa do Acre para assumir a Secretaria Estadual de Produção e Agronegócio daquela região.

“A Unale é uma associação de renome nacional e internacional no qual me engrandece muito estar neste tão importante cargo e só tenho a agradecer ao povo do meu Estado, agradecer aos apoiadores que me deram a oportunidade de defender as demandas de Roraima”, e Picanço acrescentou que todas as demandas a serem discutidas serão pautas dele.

A atual diretoria da Unale foi eleita em 2022, durante a 25ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), ocorrida em Recife (PE) e é composta por Diogo Moraes (presidente), Ernani Polo (vice-presidente da Região Sul), Adjunto Afonso (vice-presidente da Região Norte), Ivana Bastos (vice-presidente da Região Nordeste), Tia Ju (vice-presidente da Região Sudeste), Lídio Lopes (secretário-geral).

Os deputados Coronel Chagas (PRTB) e Catarina Guerra também fazem parte da diretoria nos cargos de vice-presidente do Conselho Fiscal e secretária de Estado, respectivamente.

Além da Unale, Gabriel Picanço ocupa cargo importante dentro do Parlamento Amazônico, como membro do Conselho Fiscal. Em 2022, Picanço ocupou o cargo de vice-presidente da Região Norte, da Unale.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Telmo Ximenes