‘MULHERES QUE INSPIRAM’
Deputadas e servidoras prestigiam abertura de exposição fotográfica em que são homenageadas

Deputadas e servidoras da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lotaram o Espaço Maria Luiza Vieira Campos nesta segunda-feira (6) para prestigiar o primeiro dia da 2ª edição da exposição fotográfica “Mulheres que Inspiram”, que pretende enaltecer a autoestima das colaboradoras que atuam no Parlamento estadual.

Para o presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), a homenagem é uma forma de agradecer o trabalho delas.

“Na nossa gestão, as superintendências, na grande maioria, são formadas por mulheres, exatamente pela competência e seriedade. Temos procurado implementar e valorizar políticas públicas voltadas para elas. A Galeria Lilás faz um resgate de todas as deputadas eleitas e a Mesa Diretora, que sempre deu prioridade e atenção devidas às pautas de seus interesses, direitos, respeito e, em especial, ao enfrentamento da violência contra as mulheres”, salientou.

Maria Aurilena Fagundes, servidora do Cerimonial do Parlamento, foi uma das homenageadas na mostra. Há 32 anos na Casa, ela descreveu a experiência de participar.

“Foi fantástico. Estou, simplesmente, linda. A iniciativa da Assembleia de captar imagens de mulheres para comemorar o nosso dia, congregando todas em todos os setores, foi muito boa”, comentou.

Outra homenageada foi Olívia Cunha, servidora da copa. “Para mim, foi muito gratificante. No início, eu fiquei um pouco nervosa, porque nunca tinha feito maquiagem, mas, achei bom, maravilhoso e me senti renovada. Quero parabenizar a todos”, disse.

A gerente de Relações Institucionais da ALE-RR, Vanessa Brito, uma das organizadoras do evento, explicou como foi o processo de escolha das participantes.

“A Superintendência de Comunicação deixou a cargo dos setores e dos programas da Casa escolherem as mulheres, por conhecerem mais de perto a sua equipe e seus trabalhos. Foram três sessões de fotografias conduzidas pelo fotógrafo Jader Souza e edição gráfica do servidor Abraão Borges. Foi muito legal porque trabalhou a autoestima e muitas tiveram a primeira experiência de maquiagem e foto profissionais”, detalhou.

Segundo Adriana Cruz, diretora de Relações Institucionais da Casa, as fotos também estarão disponíveis no site da ALE, no endereço al.rr.leg.br.

“Todas as fotos estarão acessíveis e mais, também, as servidoras dos gabinetes parlamentares que serão homenageadas por meio da nossa TV corporativa durante este mês. Foi uma produção feita com todo carinho, com o objetivo de mostrar as mulheres que inspiram o Poder todos os dias, e ainda construindo sua história de vida, trajetória pessoal e familiar”, destacou.

Parlamento feminino

As mulheres ainda são minoria no Parlamento estadual. No entanto, as cinco deputadas eleitas de Roraima fizeram questão de comparecer ao evento e deixar suas homenagens às servidoras do Legislativo.

“A mulher é forte, dá forma à vida e participa do processo político. É preciso que a mulher tenha coragem, pois é capaz, inteligente e pode fazer muito por ela, por todas nós e pelo nosso Estado. Venha participar conosco das discussões, representar seus anseios junto de nós”, convidou Aurelina Medeiros (PP).

“Comemorar e homenagear mulheres é sempre importante. É uma forma de dizer: mulher, se empodere, seja empreendedora e empreenda também na vida pessoal, que é quando ela busca conhecimento e, realmente, está disposta a fazer a diferença no espaço que ocupa. Nós temos que incentivá-las para que, cada vez mais, sejam participativas e mostrem que o lugar delas é onde elas querem estar”, salientou Angela Águida Portella (PP).

“Exposições assim são espaços onde se demonstra força e relembra que nós, mulheres, inspiramos outras mulheres, outras pessoas e a gente precisa mostrar essa garra e mantê-la sempre viva. Serve tanto para quem é homenageada quanto para aquela que busca, talvez, realizar um sonho por meio de mulheres que são inspirações todos os dias”, declarou Catarina Guerra (União).

“Estou muito feliz com esse tributo, pelo presidente Sampaio estar homenageando não só as deputadas, mas, também, as servidoras desta Casa, por mostrar a importância, o empoderamento e o trabalho dessas mulheres nesse momento tão delicado que o Brasil enfrenta com muitas agressões a elas. Esta semana é abençoada e eu desejo a todas elas que, a cada dia, se empoderem mais, porque somos fortes”, afirmou Joilma Teodora (Podemos).

“Quero agradecer a todas vocês que estão aqui todos os dias, fazendo o seu máximo, dando o seu suor. Eu sei que nós, mulheres, somos sinônimo de força e determinação. O dia da mulher não é só em março, mas, sim, todos os dias. Quero parabenizar todas vocês, mulheres, minhas amigas de Parlamento, do qual eu tenho orgulho de fazer parte, onde temos um presidente que dá oportunidade para que a gente tenha vez e voz”, realçou Tayla Peres (Republicanos).

O evento é aberto à população de segunda a sexta-feira, durante todo o dia, no hall do órgão Legislativo. A apresentação conta com fotografias de 48 mulheres, com frases de coragem, amor, fé e lições vivenciadas por elas. As fotografias e as frases motivacionais estarão também na TV Assembleia, canal 57.3, durante este mês.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima