Pular para o conteúdo

CIDADANIA
Campanha ‘Armário Social’ realiza primeira doação de roupas ao sistema prisional em Boa Vista

Nesta sexta-feira (12), o Escritório Social, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que em Roraima é parceiro da Assembleia Legislativa (ALE-RR), entregou roupas arrecadadas por meio da campanha ‘Armário Social’ à Cadeia Pública Masculina em Boa Vista. A ação tem como slogan “Despindo preconceitos e vestindo cidadania” e proporciona mais dignidade aos reeducandos que possuem o benefício da saída temporária.

De acordo com a coordenadora do Escritório Social em Boa Vista, Décima Rosado, as vestimentas entregues ao sistema prisional evitam constrangimentos e preconceitos oriundos da sociedade.

 

 

 

“Essa é a primeira doação que estamos realizando e tenho certeza de que vai ser de grande valia para os reeducandos. Afinal, não é interessante que eles saiam do sistema prisional vestidos com a fardamento, todo de laranja, pois juntamente a essa roupa vem associada o preconceito e discriminação social”, justificou Rosado, ao destacar a relevância da ação.

 

A diretora da Cadeia Pública, Maria José da Conceição, ressaltou que muitos reeducandos não têm vestimentas para usufruir do benefício judicial da saída temporária, o que demonstra a importância da campanha.

“Com essa doação, garantimos que seja diminuída a discriminação com a pessoa presa, pois o reeducando sai e retorna ao sistema prisional com uma roupa civil. De fato, essa ação é fundamental para processo de ressocialização e reinserção social dessas pessoas”, enfatizou Conceição.

 

 

Ítalo Ayala sabe bem da necessidade do vestuário na vida do prisioneiro. Funcionário administrativo do Escritório Social, ele cumpre pena em regime aberto e conta como o ato simples de doação pode fazer uma grande diferença na rotina dos reeducandos.

“Passei por várias situações no tempo que estive no regime fechado e semiaberto, não só pela questão de ser discriminado por sair com fardamento da penitenciária, mas principalmente na procura de um emprego. Graças a Deus e ao Escritório Social, tenho meu trabalho e sei que muita gente somente precisa de uma oportunidade para poder abraçar e seguir sua vida”, relatou Ayala.

Pontos de Coleta

A campanha “Armário Social” tem caráter permanente e a população pode fazer a doação de roupas e calçados nos seguintes pontos de coleta:

 

 

 

  • Assembleia Legislativa do Estado de Roraima

Endereço: Praça do Centro Cívico, 202 – Centro, Boa Vista – RR

  • Escritório Social Roraima

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 4876, São Pedro – Boa Vista, RR

  • Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania- Sejuc

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 8120 – São Vicente, Boa Vista- RR

  • Defensoria Pública Criminal

Endereço: Rua Soldado PM Arineu Ferreira Lima, 1415 – Caranã, Boa Vista – RR

  • Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes

Endereço: Av. Mário Homem de Melo, 2310 – Mecejana, Boa Vista – RR

Sobre o programa

 

O Escritório Social é uma unidade que faz parte do programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e foi implantado em Boa Vista por meio de um termo de cooperação técnica entre Judiciário, Legislativo e Executivo Estadual. O instrumento público reúne, em um mesmo espaço, atendimentos e serviços para dar suporte a egressos e pré-egressos do sistema prisional e seus familiares.

Com o papel de ressocializar os assistidos, o programa, que nasceu em 2019, oferece serviços direcionados para presos em monitoramento, nas áreas da saúde, educação, qualificação, encaminhamento profissional, assistência jurídica e regularização de documentação civil.

O funcionamento do Escritório Social no Estado conta com a parceria da ALE-RR. “A Assembleia Legislativa é o nosso maior suporte, porque ninguém queria acolher o escritório. É a única unidade no Brasil que recebe esse apoio logístico. A Assembleia Legislativa nos dá o local de funcionamento, servidores, carro, tudo de que a gente precisa”, destacou a coordenadora do Escritório Social em Boa Vista, Décima Rosado.

Interessados em buscar ajuda do Escritório Social devem se dirigir à Avenida Getúlio Vargas, 4876, bairro São Pedro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 98402-2591 ou ainda pelo e-mail escritoriosocial@gmail.com.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas