Pular para o conteúdo

CONSCIENTIZAÇÃO
Procuradoria da Mulher da ALE-RR leva informações sobre violência doméstica a escola do Jóquei Clube

Nesta sexta-feira (12), uma equipe da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), esteve na Escola Estadual Professor Antônio Carlos da Silva Natalino, no bairro Jóquei Clube, para apresentar uma palestra sobre violência doméstica e familiar. Para uma plateia de estudantes do ensino médio, os servidores passaram informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/2006) e os serviços disponibilizados pelo programa da Casa Legislativa.

Os estudantes conheceram os diversos tipos de violência em contexto familiar (física, psicológica, moral, patrimonial, sexual, política e virtual). Além disso, foram apresentados os trabalhos do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e Centro Reflexivo Reconstruir no acolhimento de vítimas e reintegração dos agressores, realizados por meio de equipe multiprofissional composta por advogados, psicólogos e assistentes sociais.

A procuradora da Mulher da ALE-RR, deputada Joilma Teodora (Podemos), destacou que essas atividades de prevenção na base estudantil visam à redução dos casos de violência doméstica no Estado, bem como informar os canais propícios para denúncia.

 

 

 

“Trazer a Procuradoria da Mulher para perto da comunidade escolar é de suma importância, pois sabemos que essas informações e esse acolhimento são fundamentais para lidar com esse tipo de violência na família. Alguns alunos podem estar nesse contexto e o intuito é que eles saibam como agir diante dessa situação delicada”, frisou a deputada.

 

A aluna Emanuelly de Souza, de 15 anos, participou do evento e aprovou a iniciativa da Procuradoria da ALE-RR. “É necessário ficar atento aos sinais da violência familiar, porque pode ser que não esteja acontecendo conosco, mas sim com algum colega, vizinho ou amigo. Por isso, aprendemos aqui como denunciar, além de conhecer o funcionamento dos programas da procuradoria”.

 

Rayssa Veras é advogada do Chame e foi umas das palestrantes do encontro. Ela ressaltou que as informações passadas pela equipe da Casa Legislativa podem ajudar a prevenir o agravamento das agressões dentro da família.

 

 

“De forma bem detalhada, esse trabalho na escola informa aos alunos o que é violência doméstica e familiar, para que quando estiverem diante desse tipo de agressão, eles saibam como denunciar e proteger a sua família. Além disso, a palestra também faz o trabalho de conscientização, para que os meninos não se tornem agressores e as meninas não sejam as futuras vítimas”, disse Veras.

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

 

O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar que conta com psicóloga, advogada e assistente social.

O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece o serviço psicológico, jurídico e social, porém é destinado aos agressores. A equipe do programa realiza encontros para tratar sobre temas sensíveis, a exemplo de masculinidade hegemônica, depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Procuradoria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas