QUALIFICAÇÃO
Escola do Legislativo retoma aulas presenciais em Caracaraí

A Escola do Legislativo (Escolegis) retomou nesta segunda-feira (11) as aulas presenciais na unidade do município de Caracaraí, a 141 quilômetros de Boa Vista, com o curso de informática básica. A qualificação é gratuita e destinada a toda a comunidade, com foco no aperfeiçoamento pessoal e profissional.

A presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União), participou da aula inaugural e destacou que o curso atende a diversos segmentos da localidade.

“Estamos hoje presentes em Caracaraí, atendendo à demanda da população que nos solicitou. O curso de informática básica vai fazer diferença para a população em geral. Aqui temos concurseiros, jovens, pessoas de mais idade buscando capacitação e qualificação, por isso tenho certeza de que essa certificação fará a diferença em seus currículos”, afirmou a deputada.

O diretor da instituição, Brenno Carvalho, salientou que a Escolegis está comprometida em oferecer qualificação, seja na capital ou interior.

“Estamos voltados para todo o Estado. A Escolegis não trabalha apenas em Boa Vista; ela está presente de forma presencial em alguns municípios de Roraima. Além disso, temos o ensino a distância, que consegue abranger não só Roraima, mas também outros estados”, disse o diretor.

Metodologia diversificada

Para oferecer o curso, com duração de 40 horas, a 80 alunos, distribuídos em 8 turmas, nos períodos matutino e vespertino, a unidade montou um laboratório de informática. O professor João Batista, natural de Caracaraí, é responsável pelas turmas. Ele trabalha na área há dez anos e disse que um dos maiores desafios é desenvolver metodologia e didática que facilitem o aprendizado de alunos de diferentes níveis, especialmente os que nunca tiveram contato com a matéria.

“Sempre procuramos uma metodologia diferenciada para cada aluno, porque cada um aprende de uma forma diferente, não é? Eu percebi, durante as aulas, que muitos têm dificuldade com o mouse, o teclado e em reconhecer as letras. Então, acabei aplicando um exercício para melhorar a coordenação motora deles e os coloquei no Paint para desenhar, visando aprimorar bastante a coordenação motora, pois como temos alunos que estão fazendo o curso de informática pela primeira vez na vida, é um pouco mais desafiador”, explicou o professor após o contato com a primeira turma.

Por ser uma ferramenta essencial, seja no mercado de trabalho, na educação ou na vida cotidiana, de acordo com Batista, as aulas de informática darão um panorama com os principais tópicos, mesclando teoria e prática.

“Informática hoje em dia abrange muitos aspectos, tanto na faculdade quanto na escola, concursos públicos e até mesmo nas empresas privadas. Por ser muito requisitado, os assuntos abordados serão, primeiro, a história e a evolução dos computadores. Depois, vamos passar a conhecer os equipamentos com os quais eles vão trabalhar. Em seguida, os programas como Word, Excel, PowerPoint, entre outros”, elencou.

Uma das alunas do curso, Maria Gabriela Cunha, de 27 anos, não se adaptou às aulas online da Escolegis. “Com a pandemia, os cursos ficaram apenas à distância e eu enfrentei certa dificuldade em fazer por meio da plataforma. Agora, como surgiu essa oportunidade presencial, estou aproveitando essa chance”, revelou.

Desempregada, mas com a esperança de ser readmitida no antigo emprego que exigia proficiência em informática, a estudante também está aproveitando para agregar mais conhecimento.

“Quando eu trabalhava, atuava na área de sistemas. E era essencial ter bastante conhecimento na em informática para realizar nossas tarefas com eficácia. É por isso que estou me atualizando aqui”, concluiu esperançosa.

Ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão. Confira a programação completa do curso informática básica:

Turma 1

– Horário: das 8h às 10h;

Turma 2

– Horário: das 10h às 12h;

Turma 3

– Horário: das 8h às 10h;

Turma 4

– Horário: das 10h às 12h;

Turma 5

– Período: de 11/9/2023 a 22/11/2023;

– Dia: às segundas e quartas-feiras;

– Horário: das 14h às 16h;

Turma 6