Para garantir que o fim de semana das crianças seja de alegria e diversão, o Procon Assembleia percorreu o centro comercial do bairro Asa Branca nesta quarta-feira (11), véspera do Dia das Crianças, para orientar adultos, os pequenos e lojistas a fim de garantir a compra segura, antes e depois da data festiva.
A dona de casa Lia Reginfo, mãe de duas crianças de 8 e 9 anos, deixou a compra para última hora. O motivo: pesquisa por bons preços e produtos desejados pelos filhos. Ao ser abordada pela equipe do Procon Assembleia, ela recebeu um informativo com todas as orientações sobre observação da faixa etária do brinquedo, direito à troca e garantias.
“Essa ação é importante, ainda mais nessas datas, como o Dia das Crianças. A gente opta pelos preços mais baixos e, em relação à troca, eu não sabia que poderia trocar. Há muitos comércios que não trocam”, disse a dona de casa.
Aos 11 anos, o pequeno Asafe Araújo, acompanhado do pai Railey Araújo, sabe da importância de aproveitar o momento. Ele quer ganhar um carrinho e está ansioso pelo presente. Mas o pai adiantou que é preciso estar informado para não cair em “armadilhas” nas compras.
“Serve para motivar e explicar para que as pessoas tenham conhecimento dos seus direitos, porque muitas vezes os consumidores desconhecem para qual faixa etária são adequados os brinquedos que os filhos irão usar”.
Em uma loja, o gerente Gustavo Fontinele recebeu a equipe do Procon Assembleia, mesmo diante da movimentação de pais e filhos. Ele destacou o momento como oportuno. “Isso é importante porque às vezes, nós, lojistas, não temos conhecimento de alguns direitos, e essa ação nos conscientiza e aos consumidores”, frisou.
Neste período, costumam ocorrer as buscas pela troca de produtos. “Sempre pedimos a nota e a explicação do consumidor sobre o defeito. Temos uma política personalizada”, contou Fontinele.
A proposta das ações externas do Procon Assembleia é conscientizar a população sobre os direitos e os deveres de lojistas e consumidores e manter saudável a relação consumerista nestes momentos em que o comércio recebe altas demandas de compradores.
“É importante que as crianças sejam informadas sobre seus direitos, pois nós as temos como as grandes propagadoras de informações e, na medida em que elas conhecem seus direitos, nós temos uma grande chance da cultura do consumo consciente, da prática consumerista de maneira correta”, explicou a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral.
Na hora da compra, é necessário verificar se o produto está com a precificação correta, as formas de pagamento, preço final, os brinquedos precisam ter o selo do Inmetro e o comprador deve sempre pedir a nota fiscal. “Que também o consumidor tenha momento de teste, tenha uma segurança a mais e confortável para pesquisa de preço e aliar a qualidade ao valor”, complementou Mileide.
Pós-compra
– política de troca das empresas: não há obrigatoriedade para troca de produtos que não apresentem defeitos, mas se a loja se coloca à disposição para trocar, ela deve fazê-lo;
– prazos de garantia: o único prazo de garantia previsto no Código de Defesa do Consumidor é de sete dias para itens comprados em lojas virtuais, catálogos ou delivery, o chamado direito ao arrependimento. Em lojas físicas, a garantia seguirá a política da empresa.
“Para que esse pós-compra seja satisfatório para o consumidor, que ele tenha auxílio do Procon Assembleia neste sentido, é importante que se mantenha informado”, concluiu a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral.
O Serviço de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Roraima funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Ainda há dois canais para atendimento virtual: WhatsApp (95) 98401-9465 e o https://al.rr.leg.br/procon/ onde é possível anexar fotos/vídeos para complementar o registro da demanda.
Texto: Yasmin Guedes
Fotos: Marley Lima
SupCom ALERR